As ações resultaram na soltura de aproximadamente 400 exemplares de pescado e na apreensão de três redes de alhas, usadas em pesca predatória. No trabalho também foi realizada a abordagem de aproximadamente 30 veículos, 50 pessoas, 21 embarcações, bem como a orientações sobre a proibição de pescar durante o período de defeso.
Durante os dias de operação, foram realizadas ações de fiscalização terrestres e fluviais, além de patrulhamentos diurnos e noturnos em municípios da baixada cuiabana, como Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço e Santo Antônio, com objetivo de coibir a pesca predatória e a caça, assim como a abordagens de veículos e pessoas.
Em uma das ações noturnas, os policiais flagraram suspeitos realizando a pesca predatória com uso de redes na região de Santo Antônio do Leverger. Ao perceber a chegada das equipes, os suspeitos conseguiram fugir entrando na mata.
Os policiais verificaram que nas redes instaladas pelos pescadores havia vários peixes (aproximadamente 60 quilos), que ainda estavam dentro a água, sendo realizada a soltura dos animais.
Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata Costa, os policiais civis continuarão em parceria com outros órgãos, atuando de forma contínua e permanente em defesa da natureza.
“O principal objetivo dessas operações integradas é reprimir as práticas criminosas e condutas que ultrapassam os limites estabelecidos por lei, causando prejuízos e dano ao meio ambiente, que é um bem fundamental à existência humana”, destacou a delegada.