‘Lua Cheia Vermelha’ registrada no céu de MS é reflexo da poluição e do incêndio no Pantanal

Durante a noite, a lua no céu de Mato Grosso do Sul chamou a atenção pelo tom avermelhado. Meteorologistas explicam o fenômeno, acarretado pela falta de chuva e densidade de ar poluído.

0

Quem olhou para o céu em Mato Grosso do Sul durante a noite dessa segunda-feira (24) se assustou ou ficou impressionado. Na fase cheia, a lua foi registrada em tons avermelhados

Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência nas cidades atingidas pelos incêndios. Mais de 3 mil focos de incêndios foram registrados no bioma entre 1º de janeiro e 24 de junho deste ano. Ao todo, 627 mil hectares do território pantaneiro foram consumidos pelo fogo em 2024, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da UFRJ.Lua Cheia Vermelha é registrada no céu de Mato Grosso do Sul. — Foto: Jd Dervalho/Arquivo Pessoal

A mudança de cor da lua é reflexo da poluição e dos incêndios que consomem o Pantanal de Mato Grosso do Sul, conforme a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim. A especialista comenta que a falta de chuva e o acúmulo de partículas poluentes no ar fazem com que a coloração da lua se transforme.

Já a suspensão do ar poluído é causada pela falta de umidade do ar, o que geralmente coincide com os períodos de maior incidência de incêndios. Na prática, quanto mais poluído o ar, mais vermelho é o tom da lua, pondera Josélia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here