Delator da Operação Sodoma, Frederico Müller Coutinho está entre os presos

0

O empresário Frederico Müller Coutinho está entre os presos da Operação Mantus, deflagrada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Fazenda e Crimes Contra a Administração Pública e da Gerência de Combate ao Crime Organizado, na manhã desta quarta-feira (29.05). Ele é um dos delatores da Operação Sodoma, que investigou fraudes que resultaram na prisão do ex-governador Silval Barbosa.

O empresário trocava cheques no esquema e chegou a passar dinheiro para o então braço direito do ex-governador. Os cheques teriam sido emitidos como parte de um suposto acordo de pagamento de propina ao grupo político do ex-governador.

A factoring de sua propriedade teria sido usada para lavar R$ 500 mil em propina. Os esquemas de corrupção resultaram em prejuízos de milhões de reais aos cofres do Estado.

O grupo FMC está em recuperação judicial desde 2014 e é composto pelas empresas FMC Cobranças Ltda ME, AMC – Assessoria e Cobrança Ltda – ME, Garantia Assessoria e Cobrança Ltda – ME, e Garantia Locação para Festa e Eventos Ltda – ME.

Frederico Müller Coutinho é filho do ex-vereador e ex-prefeito Wilson Coutinho. No dia 15 deste mês, ele recebeu a comenda da Câmara de Cuiabá, tornando-se também comendador.

A operação   

A Operação Mantus tem como escopo prender duas organizações criminosas envolvidas com lavagem de dinheiro e com a contravenção penal denominada Jogo do Bicho.

Visa dar cumprimento a 63 mandados judiciais, sendo 33 de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo juiz da 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá, Jorge Luiz Tadeu.

As ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande e em mais 5 cidades do interior do Estado. Um dos alvos foi preso no aeroporto de Guarulhos com apoio da Polícia Federal.

Os suspeitos devem responder pelo crime de organização criminosa, lavagem de dinheiro, contravenção penal do jogo do bicho e extorsão mediante sequestro, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here