O Salão Paroquial da Igreja de Sant´Ana em Chapada dos Guimarães (a 62 km de Cuiabá) estava agitado na manhã de segunda-feira (15). Voluntários e devotados, idosos, jovens e crianças, homens e mulheres davam início a um prazeroso trabalho que irá se estender pelos próximos 15 dias, enquanto finalizavam o tradicional ‘chá co bolo’, servido pela comunidade logo após a santa missa realizada ás 7h.
São os festejos da edição 2019 da Festa de Sant´Ana, padroeira do município, que se intensificam nesta semana. Ao todo, mais de 100 pessoas se organizavam e tomavam seus lugares para desenvolverem suas tarefas.
Nas dependências da igreja centenária, mais voluntários se dividiam na limpeza das imagens sacras, do altar, dos instrumentos musicais, do mobiliário – com muito cuidado e carinho, para que tudo esteja pronto para receber os devotos e visitantes.
Na cozinha principal uma equipe já estava nos preparativos do almoço que seria oferecido aos voluntários – carne de porco frita, arroz, feijão empamonado, salada, mandioca cozida e farofa. O cardápio irá variar – conforme as doações – até a finalização da programação do evento. “Servimos a refeição para todos que estiverem trabalhando ou que chegam e oferecerem seu tempo, e o que faltar Sant´Ana inteira”, ressalta Alexandre Gomes Araújo, repetindo um jargão famoso entre os devotos da santa.
Obreiro na cozinha há 40 anos, ele comandava as grandes panelas no cozimento de 60 kg de carne e 15 kg de arroz e 5 de feijão, sem contar os demais acompanhamentos. “Não dá nem para calcular a quantidade de alimento que serão preparados nessa cozinha nos próximos dias. Mas realmente será muita coisa”.
Corretor de imóveis na cidade, Alexandre irá se dividir entre o trabalho voluntário e à profissão. “Comecei na época em que foi assentado o primeiro tijolo nesse salão. Durante todo esse tempo, acompanho a transformação da comunidade, a entrega dos devotos à Sant´Ana. Temos prazer em nos doar”, afirma.
Enquanto isso, em dois anexos da cozinha, dezenas de mulheres se dedicavam aos ingredientes e preparo das massas dos biscoitos (francisquito, polvilho e milho).
No salão principal, já todo decorado com bandeirolas coloridas e imagens da padroeira, as longas mesas eram forradas e as voluntárias tomavam seus assentos.
No local, quilos de massas tomarão as formas de cada tipo de biscoito – cerca de 5 a 6 mil saquinhos – que serão oferecidos no tradicional ‘chá co bolo’, às 6h, no dia 26, dia dedicado à Sant´Ana. O café da manhã antecede à procissão e à missa festiva – que será celebrada por Dom Dereck Byrne, Bispo da Diocese e Primavera do Leste – Paranatinga, da qual o Santuário de Sant´Ana pertence. O momento é muito esperado pela comunidade.
Décadas de voluntariado
Dona Adenir Souza Domingos, 78 anos, é uma das boleiras voluntárias e já perdeu a conta de quantos anos doa seu tempo e seu talento para o preparo das guloseimas.
“São mais de 50, com certeza! É uma grande alegria e é muito gratificante. Temos o retorno de Sant´Ana através dos milagres que todos nós temos: a saúde de nossa família e coragem para trabalhar”, atesta.
Para ela, o segredo de todo o sucesso é o trabalho em equipe. “São muitas pessoas dedicadas e tudo funciona como uma engrenagem”.
Católica fervorosa, Antônia Freitas da Silva, conhecida como dona Nieta, é ministra de eucaristia, membro do apostolado da oração, da intercessão e da Legião de Maria. Ela compõe a turma que se dedica a dar forma aos biscoitos.
Chapadense de 83 anos, dos quais 50 dedicados à padroeira, já passou por várias funções nesses anos todos, foi cozinheira, ajudou na limpeza, na organização da liturgia na igreja, entre outros.
“Desde que nasci, frequento essa igreja. Toda minha história está vinculada à Sant´Ana. É um lugar que acolhe a todos, com muito amor e carinho. E todos têm esses sentimentos pelas pessoas. A cada ano, sinto fortalecer a minha fé e crescer minha felicidade”.
A conselheira tutelar Áurea e o servidor público Juarez Correia são os festeiros de 2019.
O casal, que começa as atividades às 5h, se emociona ao ver a dedicação e a doação das pessoas. “É um sentimento de muita fé e de muita graça, porque todo mundo que está aqui é testemunha da alguma graça recebida. Nós mesmos somos exemplo disso”.
Programação
A festa em homenagem à avó de Jesus Cristo atrai centenas de fiéis de toda a região. A programação reúne, além das atividades litúrgicas com missas, novena e procissão, almoços, bailes, shows e apresentações culturais.
Nesta terça-feira (16), às 18h, no Santuário, será dado início à Novena de Sant´Ana – que tem como tema central este ano ‘Senhor, aqui estou, envia-me!’. A partir de quarta-feira (17), a oração será em diferentes comunidades na região, sempre às 18h.
No sábado (20), a partir das 21h, ocorre o baile popular, no Salão Paroquial, com a banda Os Amigos. Já no domingo (21), será realizada missa às 7h30 e o tradicional almoço beneficente com costelão – o convite pode ser adquirido na comunidade e com os festeiros a R$ 25.