A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, apresentou nesta quinta-feira (25.07) a avaliação do Plano Estadual de Educação ao Ministério Público do Estado (MPE).
A apresentação foi feita durante a 3ª Reunião do Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação (Fiape-MT), realizada na sede das Promotorias de Justiças de Cuiabá.
Conforme explicou promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko, o Fórum Intersetorial faz um acompanhamento permanente das metas dos Planos de Educação de Cuiabá e de Mato Grosso que foram elegidas como prioritárias, a exemplo da educação infantil, educação especial, qualidade da educação básica e também a alfabetização das crianças até o 3º ano do ensino fundamental.
“Esse é um momento de transparência, que o Ministério Público proporciona para demonstrar à sociedade como está o andamento dos trabalhos para atingir essas metas. Foi uma reunião extremamente positiva. As avaliações apresentadas denotam o esforço no cumprimento das metas no plano. A gente agora aguarda a apreciação da Assembleia ao Plano Estadual para ter um mecanismo formal que a gente possa ter a referência de atuação e de melhoria da qualidade do ensino de Mato Grosso”.
Marioneide destacou que o Plano Estadual de Educação está alinhado ao Plano Nacional e contém 16 metas e 256 estratégias, que foram discutidas e construídas durante Conferência de Educação Estadual em 2017. Durante os meses de maio e junho deste ano, o Fórum Estadual de Educação, que é composto por várias entidades ligadas à educação, avaliou e reorganizou as metas e estratégias.
Segundo a secretária, foram apresentadas as metas principais do plano, no que se refere ao acesso do aluno à escola, a qualidade da educação, que são os indicadores e os índices de educação do Estado, ao atendimento da Educação de Jovens e Adultos e da educação inclusiva.
“Estamos apresentando as metas principais do plano que passaram por uma avaliação, e hoje, a gente vem exatamente verificar como foi esse processo de avaliação e quais os resultados tivemos e quais ações estamos planejando para intervir nesses resultados com foco e melhorar a qualidade de do ensino no Estado”.
Projeto de Lei
O Fórum Estadual de Educação entregou na quarta-feira (24.07) a minuta do Projeto de Lei que aprova o Plano Estadual de Educação (PNE) à Casa Civil. O documento foi entregue pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para apreciação. Se for aprovado pela Assembleia, o plano segue para sanção do governador.