Vereadores de Cuiabá e Chapada dos Guimarães estão empenhados em um projeto que consideram muito importante. Eles querem mudar o nome de um dos pontos de visitação turística mais frequentado entre as duas cidades.
De acordo com a proposta, o enigmático Portão do Inferno passaria a ser chamado de Portal do Paraíso.
“Clamores populares” – especialmente apelos cristãos – e casos de suicídio registrados no local seriam alguns dos motivos para o engajamento pela troca.
O Portão do Inferno é oficialmente chamado assim desde 1998, quando o então prefeito de Chapada dos Guimarães, Sebastião Treme Terra, sancionou a lei de autoria do vereador Manequinho (in memorian).
Presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Misael Galvão (PSB) argumenta que a mobilização traduz “a visão que temos de fazer política como missão e vocação”.
Já o vereador chapadense Carlinhos (PT) cita a “carga negativa” e o estigma que acredita estar sedimentado nas rochas.
Segundo os parlamentares, o despenhadeiro teria ganhado o nome com os bandeirantes, que identificavam como inferno o que se localizava para baixo, enquanto aquilo que estivesse para cima, relacionavam com o céu.
“Tanto que um pouco adiante do tal portão existe uma formação rochosa a qual deram o nome de Dedo de Deus, pois aponta para cima”, destacou Carlinhos.
Outro vereador de Chapada, Fidélis (PSC), acredita que a mudança do nome trará bons fluídos ao local e, consequentemente, atrairá mais turistas.