Onda de calor gera grave alerta em Cuiabá e mais 27 cidades

Alerta emitido deve seguir até esta quarta-feira (11); Defesa Civil orienta sobre cuidados

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor com grau de severidade de grande perigo para Cuiabá e mais 27 cidades de Mato Grosso.

O alerta, que teve início nesta terça-feira (10) e vale até a quarta (11) às 9 horas, informa que há até mesmo risco de hipertermia e morte.

Na legenda da página do Inmet, o termo grande risco significa que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade maior que o normal. “Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

 

De acordo com o Instituto, a temperatura em Mato Grosso tem se mantido 5°C acima da média por um período maior que cinco dias.

O Estado tem sofrido nos últimos dias com a umidade baixa e queimadas tanto na zona rural como na urbana. O Corpo de Bombeiros não tem conseguido atender a todos os chamados, dando preferência para as ocorrências de maior relevância.

Confira a previsão do tempo

Nesta terça-feira (10), em Cuiabá a previsão aponta um clima enfumaçado com máxima de 38°, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A umidade do ar hoje está em 10%

Já na quarta-feira (11), o clima desértico deve se intensificar e os termômetros apontam a máxima de 40°C e mínima de 23°C, com 5% de probabilidade de chuva.

A temperatura deve se manter do mesmo jeito até o final de semana.

No sábado (14) e domingo (15), a previsão é que a temperatura continue subindo e Inpe aponta para uma máxima de 41°C e mínima de 28°C, em ambos os dias.

Cuidados

A Defesa Civil orienta a população a evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, e umidificar o ambiente em que estejam com o uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhando plantas e jardins.

A orientação é para que a população permaneça, sempre que possível, em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas, beba muita água e observe o nível de reservatórios.

Confira a lista de cidades afetadas:

Acorizal

Alto Paraguai

Arenápolis

Barão De Melgaço

Barra Do Bugres

Cáceres

Campo Verde

Chapada Dos Guimarães

Cuiabá

Denise

Diamantino

Dom Aquino

Itiquira

Jaciara

Jangada

Juscimeira

Nobres

Nortelândia

Nossa Senhora Do Livramento

Nova Brasilândia

Pedra Preta

Poconé

Porto Estrela

Rondonópolis

Rosário Oeste

Santo Antônio Do Leverger

São Pedro Da Cipa

Várzea Grande

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here