A quarta-feira (18) começa com aviso de atenção de baixa umidade em 139 dos 141 municípios de Mato Grosso. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) entre as 9 e 19 horas a umidade do ar deve chegar a menos de 15%, percentual bem abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Escapam do alerta os municípios do noroeste de Mato Grosso, como Aripuanã e Apiacás. O fenômeno adverso atinge também Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Por causa do tempo seco e da baixa probabilidade de chuva, as temperaturas serão altas em todo o estado.
Umidade do ar ou umidade relativa do ar é a quantidade de água existente no ar na forma de vapor. Essa quantidade influencia não só as temperaturas, como também a saúde das pessoas, pois quando a umidade está menor que 30% aumenta a transpiração, ou seja, a perda de líquido do corpo e são comuns os problemas respiratórios, porque a respiração fica menos lubrificada com o tempo seco.
Em Cuiabá a quarta-feira é de intenso calor, com máxima de 42ºC e 5% de chance de chuva. O céu fica parcialmente nublado e a névoa seca encobre a cidade.
O calor é certo em várias regiões do estado, com máxima de 41ºC em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), 39ºC em Sinop (500 km ao norte) e 40ºC em Cáceres (225 km a oeste).
Apesar do alerta, a boa notícia é que a próxima semana tem previsão de chuva e as temperaturas serão mais amenas a partir de quarta-feira (25), que terá máxima de 36ºC. Na quinta-feira (26), a mínima é de 18ºC e a Capital terá chuvas isoladas.