O governador eleito Mauro Mendes (DEM), já tem definido os espaços dos partidos que o apoiaram na campanha eleitoral em seu Governo. Isso porque, estão confirmadas a presença do Democratas na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do PDT, na Secretaria de Estado de Cultura Turismo Esporte e Lazer. O MDB deve ficar com a Secretaria de Justiça.
Em reunião com a cúpula do DEM, nesta segunda-feira (10), Mendes ofereceu a Sedec para a sigla. Mesmo sonhando com a Secretaria de Ciências e Tecnologia (Secitec) ou Meio Ambiente (Sema), o partido teve que se contentar com apenas uma secretaria.
Para a de Desenvolvimento Econômica, o escolhido foi o atual secretário de Governo de Várzea Grande, César Miranda. Apesar de ser ligado ao senador eleito Jayme Campos (DEM), a sugestão por Miranda partiu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM).
Já o PDT tem dois nomes para indicar para a Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. São eles: o deputado estadual Alan Kardec e o maestro da UFMT, Fabrício Carvalho. Uma reunião com Mauro deve definir o nome a compor o staff. “Ainda vamos conversar com governador. Construímos a transição junto com o maestro, somos parceiros, mas vamos ver como será nosso espaço”, destaca.
O partido, porém, teve influência na indicação de dois secretários já definidos por Mauro. Na Educação, Mendes escolheu manter a secretária do atual Governo, a professora Marioneide Kliemaschewsk . Ela e o futuro secretário de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Oliveira, seriam uma indicação pessoal do vice-governador Otaviano Pivetta (PDT).
Pivetta será uma espécie de “coordenador” das duas pastas e deve dar as diretrizes que elas terão ao longo do próximo governo.
Já a Secretaria de Meio Ambiente deve ser administrada por um indicado do PSD. O governador eleito ainda avalia se irá contemplar o partido, que teve o ex-vice governador Carlos Fávaro como secretário da pasta, por dois anos.
Também dentro das articulações partidárias, o MDB deve definir nesta quinta-feira (13), em encontro com Mendes, se assume a Secretaria de Justiça. O nome proposto pelo partido é do forte aliado do deputado federal, Carlos Bezerra, o ex-secretário na gestão de Silval Barbosa, Rafael Bastos. Ele faz parte da equipe de transição de Mendes.
OUTROS NOMES
Além de Marioneide e Marcelo Oliveira, Mauro já confirmou outros três secretários. O vereador Gilberto Figueiredo assumirá a Saúde, enquanto o empresário Mauro Carvalho será o responsável pela Casa Civil. Além deles, o agente federal Alexandre Bustamente assumirá a Secretaria de Segurança Pública.
Mauro Mendes também confirmou que convidou o atual secretário de Fazenda, Rogério Gallo, para permanecer na pasta. Ele deve dar uma resposta até o final de semana.
O governador eleito pretende anunciar os nomes dos 15 secretários com quem trabalhará neste início de gestão até a próxima segunda-feira.