O Ministério da Defesa prorrogou as ações da Operação Verde Brasil em Mato Grosso até 24 de outubro. Para reforçar o combate aos incêndios florestais, foi criado o Comando Conjunto do Oeste que irá articular a operação na região da Amazônia Legal no estado.
Na Operação Verde Brasil, que abrange os 9 estados da Amazônia Legal, mais de 8 mil pessoas estão envolvidas no combate ao fogo, entre militares e integrantes das agências municipais, estaduais e federais.
Segundo o Ministério da Defesa, no primeiro mês da operação, foram lavrados 112 autos de infração, com montante de R$ 36 milhões de multas. No entanto, o Ministério não informou quanto desse total é de infrações em cada estado.
Com a prorrogação, as tropas federais permanecem em Mato Grosso até 24 de outubro. Além da ação das forças armadas, a chegada das chuvas no estado tem melhorado o problema dos incêndios florestais.
Enquanto no fim de semana 19 terras indígenas ainda registravam foco de fogo, na segunda-feira (23) esse número foi reduzido para 3 áreas indígenas.
Em 2019, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso liderou o número de foco de fogo, com mais de 26 mil registros de janeiro a 23 de setembro, sendo cerca de 10 mil apenas em setembro.