A Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Juína, Aripuanã, Alta Floresta e Paranaíta desde a madrugada desta quinta-feira (26). A ação faz parte da Operação Trypes, que investiga irregularidades na extração de ouro em garimpos de Mato Grosso.
A Operação Trypes tem ligação com o ouro que foi localizado em um avião em Aripuanã em junho deste ano. As investigações da PF iniciaram após prisão feita pela Policia Militar. A corporação conseguiu apreender uma carga de 6,5 quilos de ouro, estimados em R$ 7 milhões.
Na ocasião, dois suspeitos foram presos, além de duas pistolas com carregadores e 27 munições intactas. A ação aconteceu no aeroporto do município, que fica na zona rural.
Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe de policiais fazia rondas pelo local quando avistou uma aeronave de pequeno porte pousando e, logo em seguida, levantando vôo novamente, sem que ninguém descesse.
Próximo da área de pouso, havia uma caminhonete Hilux preta com dois homens do lado de fora. Os policiais suspeitaram da situação e decidiram abordá-los. Dentro do carro, encontraram o ouro em um caixa de papelão, precisamente 6 quilos e 570 gramas.
O suspeito R.R.L., de 34 anos, confessou ser o dono. Ele disse que estava aguardando a aeronave que levaria o mineral, mas não fez referência a quem havia pousado minutos antes e levantado vôo. No bolso dele que estava uma das pistolas apreendidas.