Uma ação integrada da Polícia Civil e Conselho Tutelar de Cuiabá, deflagrada nesta terça-feira (27.08), com objetivo de localizar uma menor que estava desaparecida, resultou na apreensão de cinco peças de maconha e um traficante preso. A menor, H.V.B.P., de 15 anos, estava desaparecida desde o dia 27 de junho e foi encontrada na companhia do suspeito
O trabalho investigativo foi realizado pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), em conjunto com o Núcleo de Desaparecidos da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e Conselho Tutelar.
Valdemir dos Santos Barboza, 30, e a adolescente foram surpreendidos, em um lava-jato no bairro Pedra 90, em posse dos tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 2,5 quilos. O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas com causa de aumento de pena por envolvimento de menor.
O boletim de desaparecimento da adolescente, H.V.B.P., de 15 anos, foi registrado no final do mês de junho, pela avó da menor. Segundo a comunicante, a menor a visitou no dia do desaparecimento e após sair de sua casa no bairro Cohab Jaime Campos, não deu mais notícias.
Durante diligências para apurar o sumiço da menor, os policiais receberam a informação sobre um endereço, em que funcionava um lava-jato, onde a adolescente estaria sendo mantida em cárcere privado. Ainda segundo as investigações, o local também era usado como ponto de venda de entorpecentes.
De posse das informações, as equipes foram até o endereço, onde logo avistaram a garota na área aos fundos do lava jato. Na abordagem, ela se identificou como H.V.B.P., alegando ser maior de idade e estava ali por livre e espontânea vontade.
O suspeito, Valdemir dos Santos Barboza, se apresentou como namorado da menor. Questionado se havia algo ilícito no local, o suspeito negou os fatos, porém os policiais encontraram uma bolsa de mão com cinco peças grandes maconha e uma balança de precisão.
Diante do flagrante, o rapaz foi conduzido à DRE, interrogado e autuado por tráfico de drogas. Já a adolescente que não apresentou documento de identificação, foi encaminhada à Deddica para as providências cabíveis.
Após a confecção dos autos, o preso foi apresentado em audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.