A Anvisa recebeu a solicitação no último dia 24 de março, depois de ter concedido os certificados de Boas Práticas de Fabricação ao imunizante, em janeiro e fevereiro.
O governo brasileiro já manifestou intenção de compra de 38 milhões de ampolas da vacina de dose única da Janssen. A entrega desses imunizantes tem uma previsão inicial no final do ano, sem data específica.
O imunizante pode ser aplicado em pessoas com mais de 18 anos, com ou sem comorbidades. A eficácia geral demonstrada pela farmacêutica foi de 66,9%. Quando considerados casos graves, a eficácia comprovada foi de 76,7% após 14 dias e 85,4% depois de 28 dias.
Esta foi a quinta vacina aprovada pela Anvisa, entre aquelas que obtiveram registro e as permitidas em caráter emergencial.
No Brasil, até agora, somente as vacinas da Pfizer e a da AstraZeneca/Oxford já receberam o registro definitivo para aplicação na população brasileira. A CoronaVac, em produção pelo Instituto Butantan, por sua vez, recebeu a autorização apenas para uso emergencial. (ANSA)