As investigações, conduzidas pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Sorriso, apontaram que o réu José dos Santos Silva Conceição, vulgo “Neguim”, foi o autor do crime com as qualificadoras de motivo torpe, com a utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima e em contexto de violência doméstica e familiar.
O corpo da vítima, Andressa dos Santos Silva, foi localizado no dia 24 de outubro de 2021, em uma região de mata, no bairro Morada do Bosque, com várias perfurações de arma de fogo.
No dia anterior, a mãe da vítima havia procurado a Delegacia de Sorriso para comunicar o desaparecimento da filha. Ela disse que a filha tinha saído de casa dizendo que logo retornaria, e não levou o celular.
Segundo as investigações, o suspeito e a vítima mantinham um relacionamento amoroso, porém, em razão do comportamento agressivo do namorado, ela decidiu terminar a relação. Dias antes do crime, a vítima havia iniciado um relacionamento com outra pessoa.
No dia do crime, o réu atraiu a vítima com a promessa de lhe dar R$ 500 de presente, mas que ninguém da sua família poderia saber. Ao encontrar a ex-namorada, o réu desferiu uma facada no peito da vítima e depois cortou seu pescoço. Após matar a vítima, ele ocultou o corpo em uma região de mata.
A prisão do investigado ocorreu três dias após a localização do corpo de Andressa, sendo o réu preso em uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso e Polícia Militar do estado de Tocantins, na cidade de Gurupi (TO).
O autor do crime foi preso em um ônibus que teria saído da região de Sorriso com destino ao Nordeste do País.