Por: Diário de Cuiabá
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) definiu os componentes de sua chapa rumo à reeleição da Mesa Diretora. A fim de garantir o consenso entre os 24 parlamentares da próxima legislatura, o democrata optou por agregar em seu grupo tanto deputados reeleitos quanto novatos.
Além do deputado estadual Max Russi (PSB) e da deputada Janaína Riva (MDB), que ocuparão as vagas de primeiro-secretário e primeira vice-presidente, ainda farão parte da chapa encabeçada por Botelho os deputados Paulo Araújo (PP) como segundo vice-presidente, e Valdir Barranco (PT) como segundo-secretário.
Já Silvio Favero (PSL) e Elizeu Nascimento (DC) entram como terceiro e quarto-secretário, respectivamente.
Com isso, a chapa de Botelho ficará com três deputados de primeiro mandato, e quatro veteranos, contando com o presidente que pretende se reeleger ao cargo.
“A gente esperou um pouquinho para montar a chapa completa, para ver os deputados que estavam dispostos a vir conosco e dando também uma preferência aos novatos”, explicou Janaína.
A eleição para escolha da Mesa Diretora ocorre nesta sexta-feira (1º) após a posse dos 24 deputados eleitos nas eleições de 7 de outubro do ano passado. A solenidade será realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 9 horas.
De acordo com Regimento Interno da Casa de Leis, até momentos antes da eleição, os deputados podem compor as chapas para concorrer aos sete cargos da Mesa Diretora.
A primeira sessão, que marca a abertura da 19ª Legislatura, será na segunda-feira (4). Para a instalação da 1ª sessão legislativa, os chefes de outros Poderes são convidados. O governador do estado, tradicionalmente, lê a mensagem do Executivo.
Dos 24 deputados estaduais que tomarão posse, 10 deles foram reeleitos. O MDB ficou com a maior bancada, elegendo três deputados. Depois da posse, o deputado Allan Kardec, eleito pelo PDT, cede a vaga para o suplente Romoaldo Junior, que é do MDB. Com isso, a sigla fica com quatro deputados. Kardec vai ocupar o cargo de secretário de Estado de Cultura.
Os partidos PSB, DEM, PSL, PSDB, PSC, PT, DC e PV elegeram, cada um, dois parlamentares. PSD, PROS, PRB e PP terão um deputado cada, nessa legislatura.