Deputado estadual Eduardo Botelho (União) tem 31,70% de preferência do eleitorado de Cuiabá na disputa pela prefeitura, conforme a segunda rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados. O deputado federal Abilio Brunini (PL) desponta em segundo lugar com 23,63% das intenções de voto. Na terceira colocação está o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com 19,04%. Os números apontam uma eleição em dois turnos.
Em um eventual segundo turno com o segundo e terceiro colocados, Botelho venceria em todos os cenários avaliados pelo Gazeta Dados.
Candidato do MDB, empresário Domingos Kennedy tem uma participação menor, com apenas 4,29%. Há uma parcela de 11,57% de eleitores que ainda não sabem ou não responderam, além de 9,77% que optam por nenhum, branco ou nulo.
Na primeira rodada da pesquisa, divulgada em 27 de agosto, Botelho estava com 35,5% das intenções de voto, refletindo sua vantagem inicial na disputa. Abilio Brunini e Lúdio Cabral estavam em uma competição mais apertada, com o liberal recebendo 19,8% e Cabral 17,2%, uma diferença de mais de 15 pontos percentuais em relação a Botelho.
Domingos Kennedy estava no fim da lista com apenas 1,8%, enquanto 13% dos eleitores disseram não votar em nenhum candidato ou optar por votos brancos e nulos, e 12,7% não souberam ou não quiseram responder.
Espontânea mostra avanço do bolsonarista
Na pesquisa espontânea, quando não se pergunta o nome dos candidatos, os dados revelaram que ainda há um grande número de indecisos entre os cuiabanos. A 19 dias da eleição, 32,26% da população consultada disse não saber em quem votará.
Entre os candidatos mais bem avaliados, Eduardo lidera com 23,42% das intenções de voto. Em seguida, está Abilio com 19,80% e Lúdio aparece com 14,77%, enquanto Domingos tem 6,23%. Esses dados destacam não apenas as preferências atuais dos eleitores, mas também o nível de indecisão que ainda persiste.
Na rodada anterior, Botelho tinha 19,5%, Abilio com 11,3%, seguido de Lúdio Cabral com 7% e Domingos Kennedy com 0,7% da intenção de voto.
Abilio segue com maior índice de rejeição
Os dados mais recentes do Instituto Gazeta Dados indicou que Abilio Brunini lidera a rejeição com 31,36%, o maior índice entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá. Na sequência, Lúdio apresenta uma taxa de rejeição de 15,88%.
Eduardo Botelho segue com 13,77%, enquanto Domingos Kennedy (MDB) tem a menor taxa, de 5,23%. Além disso, 14,76% dos eleitores afirmam que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 19% não souberam ou não responderam à pergunta sobre rejeição.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia quantitativa, empregando a técnica de survey, que consiste na aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público. A coleta de dados ocorreu entre os dias 13 e 16 de setembro. A amostra foi elaborada por quotas proporcionais às características socioeconômicas da população, considerando fatores como região, sexo, idade, escolaridade e renda familiar.
Para garantir a representatividade da população de Cuiabá, foram utilizadas informações da PNAD-IBGE, além de dados do TSE e TRE/MT de 2024. No total, foram realizadas 1.200 entrevistas, suficientes para gerar resultados representativos para o município. A pesquisa eleitoral foi registrada sob o número MT-01955/2024. A margem de erro estimada é de 2,84%, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que, se 100 pesquisas semelhantes fossem realizadas, em 95 delas os resultados estariam dentro da margem de erro estabelecida.