Capitão Kirk’: ator William Shatner se torna a pessoa mais velha a ir ao espaço, aos 90 anos

Astro da série "Jornada nas estrelas" voou por 10 minutos em nave do bilionário Bezos, da Blue Origin. 'Eu espero nunca me recuperar disso', declarou. VÍDEO mostra os melhores momentos.

0

William Shatner, o eterno “Capitão Kirk” da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”), se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço, aos 90 anos, nesta quarta-feira (13).

Ele voou por 10 minutos na cápsula New Shepard, sem piloto, da empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos. A decolagem ocorreu às 11h50 (horário de Brasília), partindo de uma base no Texas, nos Estados Unidos.

Em novo marco do turismo espacial, Shatner superou o recorde de tripulante mais velho que pertenceu a Wally Funk, de 82 anos, a mulher que participou da 1ª viagem de Bezos, há cerca de 3 meses.

Os tripulantes fizeram um novo voo suborbital, como o que Bezos fez. Esse tipo de voo é diferente do realizado pela SpaceX, que manteve turistas na órbita terrestre por três dias.

A missão ultrapassou a Linha de Kármán, que fica 100 km acima do nível do mar. O limite é considerado para definir o início do espaço, mas Nasa e o Exército dos Estados Unidos consideram que a barreira já é superada em uma altitude de 80 km.

Depois do lançamento, o foguete se separou da cápsula, onde ficaram os passageiros, e retornou ao solo de forma autônoma. A cápsula também não precisa de piloto e termina o voo com ajuda de paraquedas.

Conhecido por ser o astro de “Jornada nas Estrelas”, William Shatner foi o primeiro ator da franquia de séries e filmes a realmente cruzar a fronteira espacial. Além de ator, ele já atuou como diretor, produtor, escritor e músico.

Com 90 anos de idade, Shatner se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, superando Wally Funk, de 82 anos, que esteve no primeiro no voo de Bezos.

Audrey Powers

Vice-presidente de missão e operações da Blue Origin, Audrey Powers foi anunciada junto com Shatner como passageira do NS-18. Ela trabalha na empresa de Bezos desde 2013 e supervisiona os voos e a manutenção das cápsulas New Shepard.

Powers, que também é piloto, liderou um processo de anos para certificar a New Shepard para voos tripulados. Antes disso, a executiva trabalhou como vice-presidente da área jurídica da Blue Origin e como controladora de voo da Nasa, agência espacial americana.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here