O Projeto “Visão do Futuro”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros, foi apresentado nesta terça-feira (26) por meio de uma live à população dos municípios de Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. O bate-papo virtual com a sociedade marcou o início da execução do projeto que busca atender a uma demanda reprimida de aproximadamente 300 crianças que aguardam a realização de exames oftalmológicos, procedimentos cirúrgicos desta natureza e aquisição de óculos.
O coordenador do projeto, promotor de Justiça Cleuber Alves Monteiro Junior explica que o Projeto “Visão do Futuro” surgiu como importante ferramenta a ser utilizada para eliminar a demanda de crianças na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios de Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. Ele ressalta que a espera por atendimento tem consequências relacionadas à saúde dessas crianças e também contribui para um desempenho escolar negativo.
A proposta do projeto é buscar parcerias entre sociedade civil e Poder Público para atendimento à demanda reprimida e promover diálogo para a atuação preventiva e antecipação dos possíveis efeitos decorrentes da demora do atendimento. O promotor de Justiça explicou que os recursos a serem utilizados para fornecer os exames, procedimentos cirúrgicos e aquisição de óculos serão advindos tanto das doações feitas pela sociedade civil organizada (empresas privadas, pessoas físicas que se interessem em apadrinhar o tratamento de uma criança) como também do próprio apoio conferido pelo poder público de cada um dos municípios que terão suas crianças beneficiadas com o projeto.
A iniciativa prevê ainda a realização de eventos para a arrecadação de valores a serem revertidos para atendimento à demanda. A instituição também buscará parceria com o Lions Club (organização internacional de clubes de serviço) para a realização de exames preliminares para a identificação de possíveis crianças e adolescentes que necessitem passar por um atendimento especializado.
“O projeto vai atender famílias que são vulneráveis e não possuem condições para suprirem sozinhas os custos de um tratamento correto ou até mesmo para a simples aquisição de óculos para os filhos. O Ministério Público exercer um importante papel social, principalmente quando se trata do cuidado com as crianças e adolescentes, pois, num futuro próximo, serão eles os agentes de transformação na sociedade”, ressaltou o promotor de Justiça.
LIVE: Conduzida pelo promotor de Justiça Cleuber Alves Monteiro Junior, a live contou com a participação dos secretários de Saúde dos municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes, Fabiana Patrícia Soares Pessoa e Jair Habowski, além da assistente social de Nova Monte Verde, Lenir Tatsch. O trabalho contou com a colaboração dos servidores da Promotoria de Justiça de Nova Monte Verde/MT.