O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira, 17, a partir das 11h (de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os 23 convocados da seleção brasileira para a Copa América, que será disputada no Brasil de 14 de junho a 7 de julho.
O treinador gaúcho perdoou o soco dado por Neymar e manteve o astro do PSG na equipe, que não conquista o título desde 2007. Tite não quis revelar se manterá o camisa 10 como capitão do time. “Vou falar com Neymar antes. Não por telefone, conversar pessoalmente. Não vou falar disso por enquanto.”
Tabela completa de jogos da Copa América 2019
Também foram chamados para o ataque jovens talentos como David Neres, do Ajax, e Everton, do Grêmio,, que ganharam a forte disputa por vaga com Vinícius Junior, do Real Madrid, Lucas Moura, do Tottenham, e outros.
Tite ainda respaldou atletas que viveram temporadas irregulares, como Gabriel Jesus, reserva do Manchester City, e Philippe Coutinho, muito criticado no Barcelona, e também o veterano volante Fernandinho, bicampeão inglês com o City, mas bastante contestado depois da eliminação do Brasil na última Copa do Mundo.
“Cabe ao técnico medir desempenhos e decidir”, afirmou Tite sobre Fernandinho, de 34 anos, com quem teve uma conversa particular para convencê-lo a retornar à seleção. O treinador abriu mão da convocação de Fabinho, de 25 anos, que também vive ótima fase no Liverpool
Antes da convocação, o coordenador de seleções Edu Gaspar anunciou a saída do auxiliar Sylvinho, que assumirá como treinador de um clube europeu ainda não revelado e também a escolha de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo
A lista de convocados para a Copa América
Goleiros:
Alisson (Liverpool)
Ederson (Manchester City)
Cássio (Corinthians)
Laterais:
Daniel Alves (PSG)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madri)
Alex Sandro (Juventus)
Zagueiros:
Eder Militão (Porto)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Meio campistas:
Casemiro (Real Madrid)
Arthur (Barcelona)
Lucas Paquetá (Milan)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Allan (Napoli)
Fernandinho (Manchester City)
Atacantes:
Neymar (PSG)
Roberto Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Richarlison (Everton)
David Neres (Ajax)