O Comitê Ambiental do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) participou de ação de plantio de 150 mudas de árvores frutíferas e nativas na tarde desta quarta-feira (27), em Várzea Grande. Além da Corte de Contas, o Projeto Várzea Grande Mais Verde contou com a participação de moradores, alunos da rede pública, empresários e representantes de diversas instituições.
Esta é mais uma das ações voltadas ao meio ambiente com apoio do Comitê Ambiental, presidido pelo conselheiro Sérgio Ricardo. Foi o que explicou o coordenador da equipe, Adriângelo Antunes. “O conselheiro está desenvolvendo um excelente trabalho no setor, que vai desde a criação do Comitê, neste ano, até ações de conscientização e de plantio. Isso é uma parte importante do processo, que passa também pela educação ambiental e pela questão técnica.”
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, também esteve presente. “Aqui há várias parcerias e é disso que precisamos, de mobilização”, disse. No mesmo sentido falou o presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Várzea Grande, Nivaldo Caldas. “Daqui cinco anos haverá no mínimo cinco mil árvores plantadas por nós”.
O bom exemplo foi assimilado pelos alunos que acompanharam o trabalho. Como no caso da estudante Érica Prado. “As árvores que estamos plantando agora serão úteis para os nossos filhos, netos e bisnetos. Se eles continuarem plantando, vão beneficiar todas as gerações que estão por vir.”
Neste ano, o TCE-MT intensificou sua atuação junto ao setor ambiental. Além de distribuir mudas para servidores do Centro Político Administrativo, a instituição realizou exposição sobre o tema, avançou no debate sobre a política de resíduos sólidos e solicitou aos municípios informações sobre a destinação do lixo.