O Núcleo de Bombeiro Militar de Guarantã do Norte (a 715km de Cuiabá) recebeu equipamentos operacionais doados pela concessionária Águas de Guarantã, em atendimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Mato Grosso. Assim, a empresa cumpriu integralmente o acordo que estabelecia, além da doação do material, a realização de adequações técnicas necessárias para assegurar o fornecimento contínuo de água à população.
A título de compensação pela recorrente descontinuidade do serviço público de abastecimento de água no município, a Águas de Guarantã desembolsou aproximadamente R$ 86 mil para a compra de equipamentos de busca e resgate aquático, que serão empregados em situações que exigem mergulho.
Os equipamentos foram entregues no dia 22 de abril. O major Ranie Souza, que está à frente do Comando Regional 7, agradeceu ao promotor de Justiça Luis Alexandre Lima Lentisco, e ao gerente jurídico da Águas de Guarantã, Eduardo Lopes, pela destinação dos recursos à instituição. “Estes equipamentos são o que há de mais moderno e de melhor qualidade. A sociedade agora terá um melhor atendimento”.
O núcleo de Guarantã passa a atender a ocorrências de mergulho, diminuindo consideravelmente o tempo de resposta em casos de afogamento. Antes disso, episódios dessa natureza eram atendidas por equipes de Colíder ou Alta Floresta. Para o promotor Luis Alexandre Lentisco, a assinatura do TAC foi fundamental para a resolução do problema e para evitar a judicialização. “Por meio do diálogo, conseguimos que a empresa aceitasse firmar um compromisso para melhorar a qualidade do fornecimento de água e se comprometesse a fornecer uma série de equipamentos para o Corpo de Bombeiros”, contou.
Os equipamentos adquiridos são: duas lanternas de mergulho, três reguladores de mergulho autônomo 1º estágio, três coletes de mergulho, quatro cilindros de alumínio, oito pares de nadadeiras, três Octopus de 2º estágio, seis conjuntos de máscara e snorkel para mergulho, seis roupas de mergulho manga longa, três equipamentos de proteção respiratória ProPak-F e dois cilindros de fibra de carbono 6,8l/300bar.
(Com informações da Assessoria do Corpo de Bombeiros)