O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes recebeu nesta quinta-feira (31.10) o cônsul-geral da Coréia do Sul, Hak You Kim, que faz uma visita institucional ao Estado. O objetivo dele é conhecer o estado e entender quais são as opções de negócios que podem interessar empresários sul-coreanos. O país asiático projeta um acordo de livre comércio com o Mercosul.
“A Coreia do Sul já importa carne suína do Sul do Brasil e estamos finalizando a análise de risco para a importação de carne bovina. Com o acordo de livre comércio com o Mercosul, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2020, já devemos iniciar este comércio, especialmente com Mato Grosso”, afirmou o diplomata.
Mauro Mendes salientou a importância da agropecuária de Mato Grosso para o cenário nacional e mundial, aliada sempre à sustentabilidade ambiental. “Temos um grande potencial e a possiblidade de dobrar nossa produção sem derrubar árvores. E temos oportunidades para investimentos em agronegócios, infraestrutura e logística”, informou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, lembrou que em setembro sete indústrias mato-grossenses foram habilitadas pelo governo chinês para exportar ao País. “Isso mostra que temos todas as prerrogativas para fornecer o produto para os países asiáticos, com condições de sanidade e qualidade”, disse.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, a aproximação com a Coreia do Sul é muito bem vinda e pode render bons frutos para Mato Grosso. “Uma parceria possibilitaria diversificar a base econômica do nosso estado. Certamente, grandes projetos poderão ser desenvolvidos a partir deste primeiro encontro, onde apresentamos as principais ações da Seciteci”, frisou.