Terá início no dia 18 de agosto, a Correição Ordinária da Procuradoria da República em Mato Grosso e PRMs vinculadas, que se estenderá até 28 de agosto. Além dos trabalhos de vistoria e avaliação dos procuradores da República, haverá atendimento ao público, que será no dia 19 de agosto.
Nessa data, os cidadãos poderão apresentar denúncias, críticas, representações, sugestões ou elogios à atuação dos membros e do próprio MPF no estado. O atendimento será feito das 09h às 15h, horário oficial de Brasília, por meio de videoconferência. A modalidade eletrônica é necessária em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.
Dessa forma, havendo interesse em contatar o MPF, o representante deverá remeter mensagem eletrônica ao endereço cmpf-secretariaexecutiva@mpf.mp.br, até as 19h do dia 18 de agosto de 2020, informando o horário de preferência no período mencionado, de forma a viabilizar a Corregedoria à organizar a agenda, gerar o link de acesso e disponibilizar ao interessado.
A correição é uma forma de fiscalização interna da atuação dos membros do MPF. O objetivo é verificar a regularidade do serviço, a eficiência e a pontualidade do membro do Ministério Público Federal no exercício de suas funções, o cumprimento das obrigações legais (art. 236 da LC 75/93), bem como levantar as dificuldades e necessidades da unidade, com o objetivo de apresentar sugestões a serem encaminhadas aos Órgãos Superiores do Ministério Público Federal.