O presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, deverá ser convocado para prestar esclarecimentos sobre malversação de recursos públicos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O requerimento de convocação foi proposto pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) durante audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Renúncia e Sonegação Fiscal desta segunda-feira (13).
Porém, por conta da ausência do deputado Valmir Moretto, relator do agronegócio na Comissão, o parlamentar Carlos Avallone (PSDB) pediu para que a apresentação do requerimento seja colocada em discussão na próxima audiência.A instituição recebeu 421 milhões em recursos públicos entre 2008 e 2021.
Antes disso, contudo, o próprio filho de Galvan, Rafael Galvan, já havia acusado malversação dos recursos da instituição por parte do pai durante discussão em grupo de Whatsapp, que rivalizaram no último mês.
Convocação semelhante já havia sido feito pelo também deputado Valdir Barranco (PT), que, na última semana, apresentou requerimento solicitando que representante da Aprosoja Mato Grosso prestasse esclarecimentos sobre o recebimento do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab) nos últimos 12 meses.