Se depender do Boletim informativo nº 137 da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT, divulgado nesta quinta-feira (23), as cidades de Cuiabá e Várzea Grande poderão reabrir as atividades comerciais e industriais a partir desta sexta-feira, já que estes, estabelecimentos comerciais ou circulação de pessoas, foram proibidos de funcionarem, por não serem considerados como ‘serviços essenciais’ na quarentena proibitiva de 14 dias imposta pela Justiça para as duas cidades.
A decisão pela quarentena foi do juiz José Luiz Leite Lindote, da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande, foi em decorrência da incidência do Covid-19 e registro recorde de mortes em ambas cidades. Hoje – último dia do funcionamento da quarentena – o juiz deveria decidir se a quarentena continuaria por mais 14 dias, como quer o Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
Porém, o juiz Lindote colocou a decisão de reabrir ou não o comércios e outras atividades econômicas das duas cidades nos ombros da SES ou melhor no boletim que trouxe hoje a classificação de riscos ‘Alto’ ou ‘Muito Alto’ de contaminação pela coronavírus. E no boletim nº 137 da SES, as duas cidades não constam da classificação.
Veja o boletim:
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (23.07) o Boletim Informativo n°137 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 4) que 9 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus: Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Jaciara, General Carneiro, Nova Xavantina, Paranaíta e Vera.
Faz parte ainda do boleim da SES, informações referentes aos municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus são: Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Sapezal, Mirassol D’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, São José dos Quatro Marcos, Poconé, Poxoréu, Pedra Preta, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Nova Canaã do Norte, Nova Maringá, Guiratinga, Itanhangá, Santa Terezinha, Alto Taquari, Castanheira, Colniza, União do Sul, Torixoréu, Carlinda, Rondolândia, Santa Rita do Trivelato e Apiacás.
O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT disponíveis neste link.
O Governo de Estado publicou novo decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19. O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais informações clique AQUI.