A onda de calor que atinge Cuiabá neste ano já acumula números impressionantes. Ontem, por exemplo, foi registrada a maior temperatura na Capital nos últimos 108 anos, com 42,3ºC.
Outros números recordes também foram registrados. Munido de um equipamento de climatologia, especialista Rodrigo Marques, calculou a temperatura em locais específicos na Capital. Os números foram exibidos na TV Centro América.
Por exemplo, enquanto a temperatura ambiente marcava 40,8ºC na região central de Cuiabá, o chão marcava mais de 56,8ºC. Já o banco de um ponto de ônibus coberto, registrou a temperatura de 44ºC.
Por fim, foi mostrada a temperatura num ônibus coletivo. Ela marcou mais de 38º quando o transporte estava vazio.
A expectativa é de que as temperaturas sigam altas, ao menos, até o fim de semana. A situação se agrava ainda mais em virtude do tempo seco e da poluição causada pelas queimadas.
CALOR RECORDE
O calor foi extremo em Cuiabá na tarde de 16 de setembro e bateu o recorde histórico de calor desde 1911. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,3°C às 15 horas (Brasília), mas este valor poderá subir na nova leitura que será feita às 21 horas (Brasília).
O recorde de calor histórico anterior em Cuiabá era de 42,2°C em 6 de outubro de 1940.
O valor de temperatura máxima de 16 de setembro foi o maior para o ano de 2019 e também a mais alta temperatura já observada em Cuiabá em 108 ano de medições. A estação meteorológica operada pelo INMET que fez a medição começou a funcionar em 1/1/ 1911.