Desembargador pede aposentadoria e abre uma vaga no Tribunal

Alberto Ferreira de Souza, que ingressou no Tribunal de Justiça em 2009, protocolou pedido na segunda

0

O desembargador Alberto Ferreira de Souza protocolou, nesta segunda-feira (17), um pedido para se aposentar do Tribunal de Justiça (TJ) de Mato Grosso.

A solicitação terá efeito a partir do dia 3 de março.

Souza ingressou na Corte em outubro de 2009. Ele tem 66 anos e 33 de magistratura.

Com o pedido, uma vaga pelo critério de antiguidade será aberta na Corte. Além desta, o Judiciário ampliará dos atuais 30 para 39 o número de desembargadores.
Sete das novas vagas serão do Judiciário – quatro pelo critério de antiguidade e três por merecimento. Outras duas vagas a serem criadas é de indicação da OAB e do Ministério Público Estadual (MPE) referente ao quinto constitucional.

Na vaga por antiguidade os mais cotados são o magistrados Flávia Catarina, Maria Aparecida, Jorge Tadeu e Sebastião Arruda. Eles deverão ser indicados automaticamente.

Na semana passada, o Órgão Especial do Tribunal – formado por 13 de desembargadores – deveria ter votado a criação das nove novas vagas. Mas o desembargador Márcio Vidal argumentou que o assunto deveria ser tratado pelo Pleno, que reúne os 30 magistrados.

Conforme apurou a reportagem, o Pleno deverá deliberar sobre o assunto no próximo dia 27.

Caso o Tribunal aprove a criação das vagas, um anteprojeto será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa. Caso aprovado, segue para homologação no Conselho Nacional de Justiça.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here