Os secretários de Meio Ambiente dos estados Amazônicos se reuniram para expor à plateia virtual as ações em curso para combater o desmatamento ilegal e outros ilícitos ambientais na maior floresta tropical do mundo. Desde ações de comando e controle, programas de valorização da floresta em pé e estabelecimento de parcerias internacionais, cada um dos gestores explicou a estratégia para conter degradação ambiental face aos problemas causados pela Covid-19
A gestora da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pontuou que com o investimento feito em tecnologia para monitorar diariamente e com alta resolução espacial todos os 900 mil km² permitiu ao Estado chegar aos pontos de desmatamento com a ação ainda em curso, evitando o prosseguimento do dano. A estratégia resultou, até o momento, na aplicação de R$ 486 milhões em multas por crimes contra a flora.
Por meio da tecnologia, além da fiscalização em hot spot, a Sema também envia e-mails para todos os alertas de desmatamento, cujos dados cadastrais constam nos sistemas do órgão e realiza ligações telefônicas notificando o infrator a cessar a atividade. Outra novidade na atuação da Sema é a retirada imediata do maquinário utilizado para a prática ilegal, descapitalizando o infrator.
Desde o início da ação, já foram apreendidos 132 equipamentos, dentre eles 60 tratores de pneu e 32 tratores do tipo esteira. A retirada é feita por serviço de caminhão prancha contratado com recursos do Programa REM Mato Grosso, parceria feita com os governos da Alemanha e Reino Unido que premia Estados pioneiros na redução do desmatamento.
“Por determinação do governador Mauro Mendes, estamos trabalhando em duas frentes. Uma delas é execução do Plano de Ações para Combate aos Desmatamento e Exploração Florestal Ilegais e Incêndios Florestais e a outra, o fortalecimento das cadeias produtivas lícitas. Então, além das ações de comando e controle aqui apresentadas, também estamos realizando um amplo trabalho de eficiência no Licenciamento Ambiental e no Cadastro Ambiental Rural”, explicou a gestora que também preside o grupo de secretários
Durante o encontro, que durou mais de duas horas, os secretários Israel Milani, do Acre; Robério Nobre, do Amapá; Eduardo Taveira, do Amazonas; Diego Rolim, do Maranhão; Mauren Lazzaretti, de Mato Grosso; Mauro O’de Almeida, do Pará; Ionilson Sampaio, de Roraima e Renato Jaime, de Tocantins, também responderam às perguntas da plateia.
A transmissão ao vivo foi realizada na quinta-feira (04/06), véspera do dia Mundial do Meio Ambiente, e pode ser assistida na íntegra no canal do YouTube Sema Mato Grosso. A realização do evento contou com o apoio do Força-Tarefa dos governadores para o Clima (GCF Task Force).