O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou nesta sexta-feira (26.07) uma ação pelo Dia do Motociclista, comemorado no sábado (27.07). A blitz educativa atendeu cerca de 150 pessoas na região do Sesi Papa e contou com o apoio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar (BPMTran) e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).
A ação faz parte do Projeto Motociclista Vivo e tem como objetivo alertar os condutores para a importância de aplicar as medidas de segurança no trânsito. A gerente da Escola Pública de Trânsito, Rosane Pölzl, disse que esta também é uma boa oportunidade para sensibilizar os condutores de motocicletas.
“É importante saber que a motocicleta confere mais mobilidade, entretanto, deixa seus condutores mais vulneráveis. Por esse motivo, a atenção deve ser redobrada evitando, por exemplo, o uso do corredor e trafegar pelo ponto cego dos condutores de automóveis”, afirmou.
Em 2018, de janeiro a dezembro, Mato Grosso registrou 17.973 acidentes de trânsito. Deste total, 9.407 tiveram envolvimento de motocicletas, o que corresponde a 52% do total dos acidentes no Estado.
“Por isso as ações que desenvolvemos para os motociclistas devem acontecer durante todos os anos, para que esses números assustadores e elevados de mortes sejam reduzidos”, concluiu Rosane.