Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação acontece neste sábado (20), em Várzea Grande

Neste sábado o município disponibiliza 21 Unidades de Saúde para a campanha do dia D, e 8 Unidades para também vacinar contra a Covid-19

0
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Dia 20 de Agosto é o ‘DIA D DA VACINAÇÃO’, em Várzea Grande, contra a poliomielite e a multivacinação. Neste sábado (20), a secretaria municipal de Saúde, disponibilizou 21 Unidades Básicas de Saúde, para o público alvo, crianças e adolescentes menores de 15 anos. O início da Campanha acontece às 8h e vai até as 17h, sem interrupção para o horário do almoço.

A Saúde também reservou, para a vacinação deste sábado, 8 Unidades Básicas de Saúde, para também aplicar doses da Covid-19 em crianças (cinco anos acima) e adultos (18 anos acima). Estas mesmas unidades também estarão vacinando contra a poliomielite e multivacinação, sendo elas localizadas nos bairros, 24 de Dezembro, Nossa Senhora da Guia, Jardim Glória, Policlínica do Cristo Rei, São Mateus, Marajoara, Parque do Lago e Água Limpa.

Já as Unidades que irão realizar a vacinação geral, contra a poliomielite e multivacinação são:

1-ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha);

2 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);

3 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

4 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa;

5- Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);

6 – ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União;

7 – Capão Grande

8 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima)

9 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei 11 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).

10- ESF Maria Galdina da Silva- (Vila Arthur)

11- USF Neuzalina Figueiredo de Freitas ( Santa Isabel)

12- ESF Álvaro Ribeiro Rocha (JD Eldorado)

13- ESF Manoel Bernardo de barros(Unipark)

O objetivo do dia ‘D’ segundo o secretário municipal de Saúde,  Gonçalo de Barros, é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Serão vacinadas contra a pólio as crianças menores de 5 anos. Já para a atualização das vacinas de rotina de forma geral, o público-alvo são os menores de 15 anos, sendo as vacinas disponíveis: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada)

“Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de cinco anos de idade”, explicou Gonçalo de Barros, dizendo ainda que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

No município de Várzea Grande , as vacinas também vão estar disponíveis, em dias normais de expediente das unidades, de segunda a sexta das 8h às 17h com intervalo para o almoço.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here