Uma das mais antigas comunidades de Várzea Grande, o Distrito de Bom Sucesso, está em festa. A partir de hoje, dia 14, os moradores locais iniciam os festejos pelos 199 anos de fundação da localidade. Sim, também conhecido como ‘Rota do Peixe’, Bonsucesso é mais antigo que Várzea Grande e berço das mais tradicionais manifestações culturais da cidade. Ao longo de décadas, tornou-se referência em gastronomia e está no radar de boa parte dos turistas que chegam a Mato Grosso.
O Distrito abriga, desde 1980, a tradicional Festa de São Pedro, em celebração aos pescadores, realizada todo dia 29 de junho e que reúne milhares de pessoas de toda a Baixada Cuiabana.
Logo mais, a partir das 17 horas, será aberta oficialmente a programação de aniversário. Até o dia 15, sábado, Bonsucesso será festejado em inúmeras atividades, principalmente, pela feira gastronômica e cultural. As comemorações estarão concentradas na rua Joaquim José de Magalhães, ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Maria Barbosa Martins’. Neste ano, a coordenação da festa está sob a responsabilidade de duas moradoras antigas: Cilbene Maria Rosa da Conceição e Gislene Kelle (Gika de Bonsucesso).
Como destaca o prefeito de Várzea Grande, Bonsucesso abriga uma comunidade acolhedora e muito tradicional. “Não tenho dúvidas de que o melhor peixe de Mato Grosso é servido nas peixarias aqui de Bonsucesso. Essa comunidade pacata, aprazível, segue, mesmo próxima de grandes vias comerciais da nossa cidade, quase que intocada. Aqui as tradições são resguardadas e passadas de geração em geração”.
Ainda conforme o Chefe do Executivo Municipal, Bonsucesso recebe inúmeras obras e ações da prefeitura. “Estação de tratamento de água, reforma da escola municipal, pavimentação e apoio logístico para realização de todas as manifestações culturais da comunidade. O poder público municipal está presente junto à comunidade”.
Recentemente, cerca de R$ 1,3 milhão foram investidos no local, somente com a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) “Justino Antônio da Silva Claro” e na reforma da EMEB.
Kalil ainda lembrou que em junho, a prefeitura realizou um grande mutirão de serviços na comunidade. “Os moradores, de diversas localidades do Distrito de Bonsucesso, puderam acessar inúmeros serviços do Município num só lugar. De consultas médicas a medicamentos, corte de cabelo, oficinas, treinamentos, emissão de documentos, mudas de árvores frutíferas e etc”.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, Bonsucesso é o maior ponto turístico de Várzea Grande. “Temos peixarias que fazem parte do Cadastur, do Ministério do Turismo, o que comprova o nível de excelência do serviço prestado, nesse caso, chancelando a culinária local e promovendo a localidade para todo o País e até mesmo, no Exterior”.
Em relação ao aniversário de 199 anos de Bonsucesso, Caetano destaca que a realização da festa é uma iniciativa da Comissão Organizadora de Bonsucesso, formada em suma por moradores antigos, e que conta com total apoio da prefeitura de Várzea Grande, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS 199 ANOS DA FESTA DE BONSUCESSO:
DIA 14 /10/ 2022.
17:30 – ABERTURA COM FALA DAS AUTORIDADES
18:00 – BANDA MUNICIPAL -Maestro UELITON
18:30 – CORAL CANTO E ENCANTO
19:00 – CORAL VESPER
20:00 – Apresentações dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’
21:0 – GRUPO DE DANÇA TRIPLO X
22:00 – SANDRINHO DOS TECLADOS
DIA 15/10/2022
18:00 – BANDA MUNICIPAL
19:00 – DUDA RIOS E DUDU
19:30 – COMPADRE VEVE
20:00 – BANDA OS FERRAZ
21:00 – Apresentação dos alunos da EMEB ‘Maria Barbosa Martins’
22:00 – BANDA SIGNUS
23:00 – ENCERRAMENTO
RESISTINDO AO TEMPO – Como explica o pesquisador e jornalista, Wilson Pires, Bom Sucesso, surgiu a partir de 1.823 e é constituído por sete comunidades: Bom Sucesso (sede), Souza Lima (antigo Sovaco), Capão Grande, Pai André, Praia Grande, Capela do Piçarrão e Limpo Grande.
O Distrito está situado às margens do rio Cuiabá, cuja rua principal, estreita se alonga na barranca do rio, ostentando casas boas, peixarias e muitas residências humildes ao longo de aproximadamente dois mil metros lineares.
Na rua principal do Distrito é possível ver um engenho antigo, ainda traçado por animais, onde era produzida a famosa rapadura de cana-de-açúcar de Boncusesso.