Domingo de ‘terror nas prisões’ da região Médio-Norte de MT: Em Rosário Oeste, 40 reeducandos causam motim e tentam fugir, em Arenápolis, 9 fogem e 12 são contidos pelas forças de segurança

A Cadeia Pública de Arenápolis tem capacidade para 87 pessoas, mas estava com 80 vagas ocupadas, ou seja, não havia lotação.

0

Cerca de 40 reeducandos da Cadeia Pública de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá) que estavam no banho de sol, por volta das 14h deste domingo (28.06), iniciaram um motim. Eles começaram a arrebentar as grades do espaço destinado ao banho de sol e se preparavam para iniciar o movimento chamado cavalo doido, que é partir para cima da equipe de contenção, e tentar a fuga.

Os policiais penais fizeram disparos de munição menos que letal (antimotim) para conter os envolvidos. Dois recuperandos tiveram ferimentos leves, um na perna e um no braço, e foram encaminhados a uma unidade de saúde. Com apoio do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Sistema Penitenciário, da Polícia Militar (PM-MT) e Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), eles conseguiram conter o motim e controlar a situação.

Com o início do motim, reeducandos que estavam nas celas também começaram a depredar a unidade, com exceção dos que fazem trabalho extramuros e estavam em local separado. Os homens que participaram da ação quebraram portões, banheiros, bigornas, danificaram colchões, entre outros estragos que estão sendo analisados pelas equipes.

A ação pode ser uma retaliação à atuação dos policiais penais da unidade que, neste domingo, por volta das 10h, encontrou um colchão cheio de drogas dentro. O material foi levado por familiares para ser entregue a um reeducando, procedimento que foi adotado em substituição às visitas presenciais, por conta das medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).

A situação está controlada e a estrutura física está sendo analisada, com o objetivo de já iniciar os reparos que podem ser feitos imediatamente.

Em Arenápolis, 9 conseguem sair e 12 são contidos

Nove reeducandos fugiram da Cadeia Pública de Arenápolis (234 km a Médio Norte de Cuiabá), na madrugada deste domingo (28.06). Eles fizeram um buraco na laje da cela. Os policiais penais que estavam de plantão escutaram barulhos do lado de fora da unidade e, ao acionar as câmeras externas, visualizaram a movimentação de cães, seguida de latidos.

Os servidores foram até a cela, que era ocupada por 21 pessoas, enquanto acionavam reforço e as Polícias Militar (PM-MT) e Judiciária Civil (PJC). Na ação de contenção, realizada de forma rápida, os policiais penais tiveram q fazer cinco disparos de arma com munição não letal e conseguiram impedir as fugas dos outros 12 recuperandos.

Forros de cama foram encontrados entre os arames do muro e pares de chinelo sobre caixa de cloro e caixa de energia, que os reeducandos utilizaram de suporte para pular o muro, no canto lateral. Uma equipe do Serviço de Operações Especiais (SOE) do Sistema Penitenciário foi imediatamente acionada e dá suporte nas buscas pelos foragidos.

A Cadeia Pública de Arenápolis tem capacidade para 87 pessoas, mas estava com 80 vagas ocupadas, ou seja, não havia lotação.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here