Em menos de 24 horas a Polícia Militar e Civil realizou a prisão de 314 criminosos, entre homicidas, estupradores, foragidos e também flagranteados, entre esta quarta-feira e quinta-feira (24 e 25). As prisões ocorreram durante a operação “Tiradentes Adsumus” e a “PC27”.
Com capacidade de 6,4 mil vagas nos presídios de Mato Grosso, o sistema penitenciário possui dentro das celas um total de 12.150 presos, ou seja, um percentual de 89% a mais do que a capacidade. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT).
Apesar das prisões, os criminosos ainda passarão por audiência de custódia, onde serão avaliados sobre a ilegalidade e a necessidade da manutenção da prisão. De acordo com o Tribunal de Justiça, apenas aqueles que permanecerem presos após a audiência serão encaminhados para o sistema penitenciário.
Prisões e apreensões
A primeira operação se trata de uma ação nacional realizada pelas Polícias Civis em cumprimento a 129 mandados de prisão, sendo 112 preventivas, 13 por sentenças condenatórias, uma temporária e 3 prisões civis, além da apreensão de 17 menores autores de atos infracionais e 58 pessoas presas em flagrante.
Já nesta quinta-feira, a PM, com apoio do Corpo de Bombeiros, fez 7.940 abordagens, 1.369 ações preventivas, 396 ações repressivas e 75 perícias e vistorias. A ação resultou na prisão em flagrante de 99 pessoas e 11 foragidas da Justiça com mandados em aberto. Também foram apreendidas 13 armas e 78 munições, além de 12 veículos recuperados. Mais de 8 quilos de maconha, 564 gramas de cocaína e 23 comprimidos de ecstasy foram apreendidos.
Em Peixoto de Azevedo (691 km ao Norte de Cuiabá), os policiais apreenderam 5 tabletes de maconha e dinheiro, além de prenderem L.N.A. (34) e D.N.S. (34). Os dois estavam em uma moto Honda CG e os policiais estranharam que um deles carregava um saco preto na perna. Vendo que seriam abordados, a dupla tentou fugir em alta velocidade, mas acabaram caindo. As drogas e o dinheiro foram encontrados na abordagem.
Em Cuiabá, no bairro Jardim Aricá, foi preso J.L.A.C. (22) com porções de maconha, pasta base de cocaína, produtos para mistura de entorpecente e quase R$ 10 mil. Em depoimento aos policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), ele afirmou que a droga e o dinheiro pertenceriam à uma facção criminosa no bairro Tijucal.
Divulgação/PJC
Ainda na capital, no bairro Novo Paraíso, os militares prenderam um suspeito de estar envolvido no roubo de uma S10. A vítima disse que foi abordada por 4 homens. Em ronda, os policiais identificaram G.G.P. (22) e na sua residência foi encontrado um revolver calibre 32, 16 porções de maconha, 23 invólucros de LSD, um prato com vestígio de pasta base, além de porções de pasta base e duas porções de cocaína.
Em Colíder (650 km ao Norte), um homem foragido da Justiça por tentativa de feminicídio teve o mandado de prisão cumprido. O suspeito, Márcio José Ferreira de Andrade, teve a ordem de prisão decretada com base em investigações da Delegacia de Colíder e foi localizado em uma chácara, na zona rural entre o município e Nova Santa Helena (622 km ao Norte).
(Com informações da assessoria)