Com a redução do intervalo da dose de reforço da vacina contra Covid-19 para quatro meses, e os que tomaram a vacina Janssen, de dose única, o intervalo ficou estabelecido em dois meses, para a segunda dose, Várzea Grande resolveu intensificar a vacinação nesta semana, de 9 a 15 de janeiro, pelo volume de pessoas que já estão aptas para se vacinarem respeitando estes intervalos.
Nesta semana a vacinação ocorrerá nas 15 unidades de Saúde da Atenção Primária, em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h. Já no ponto do Ginásio Poliesportivo Fiotão, o horário de segunda à quinta-feira, será das 8h às 16 h. Na sexta-feira (14) no ponto do Fiotão haverá a Segunda Edição do ano do ‘Sextou Vacina VG’, e ficará aberto das 8h às 22h.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, na semana que passou, foram vacinadas mais de 12 mil pessoas, e este volume nesta semana deverá ser maior, ultrapassando 15 mil pessoas.
“As unidades estão extremamente organizadas e o Ginásio Fiotão, vai atender todas as sextas feiras, das 8 às 22h, nas edições do ‘Sextou Vacina VG”, e aos sábados vamos manter o drive thru, no Parque Berneck, funcionando das 8h às 16h. O alerta é para as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, devem procurar, durante a semana, o ponto do Fiotão para aplicação deste imunizante, que se tornou referência para esta vacina. As unidades de Saúde não vão aplicar este imunizante. Porém nas edições do Sextou VG e aos sábados no Parque Berneck, a vacina da Janssen também será aplicada. Esta organização se faz necessária, em decorrência da exigência do fabricante, que requer um acondicionamento diferenciado das outras vacinas. Nas unidades as demais vacinas estão sendo aplicadas como também nos demais pontos”, explicou o secretário.
Outra preocupação da Saúde Municipal, se refere ao aumento de casos de Covid-19, positivados no município, por isso a aceleração e o chamado, para que as pessoas completem seu ciclo vacinal.
“A cada 100 pessoas atendidas na Upa do Ipase com sintomas gripais, somente neste final de semana, 50% positivou para Covid-19 e 50% positivou para gripe. Um dado preocupante, que colocou a Saúde em alerta. Por outro lado, as pessoas que estão contraindo a Covid-19, e que estão vacinadas, estão em tratamento em casa, com baixa na internação. Os casos mais graves são das pessoas que não se vacinaram. Por isso a importância de colocar em dia a vacinação contra a Covid-19. O Município passa pela pandemia da Covid-19 e o surto da gripe Influenza A H3N2. Nossas unidades estão equipadas com medicamentos, estão realizando testes e fazendo exames de imagem, nos casos necessários, e na Upa do Ipase montamos novamente o Centro de Triagem tanto para a Covid-19, como para a Síndrome Gripal, com o aumento de médicos em atendimento, enfermeiros e exames”, explicou o secretário.
Locais de Vacinação : Nesta semana, a vacinação será realizada nos seguintes locais em horário de expediente, entre 8h às 11h e das 13h às 16h : Centro Saúde Nossa Senhora da Guia; UBS Santa Isabel; UBS Cabo Michel;Clínica Atenção Primária Jd Glória; Policlínica Atenção Primária Cristo Rei; ESF Jardim Manaíra; UBS Ouro Verde; Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro; Policlínica Atenção Primária Parque do Lago; PSF Capão; Centro de Saúde Cohab Cristo Rei; Policlinica Marajoara; Aurília Curvo, UBS São Mateus UBS do Água Vermelha.
Ginásio Poliesportivo Fiotão – De segunda à quinta-feira (10 a 13 de janeiro), o horário de vacinação ocorre das 8h às 16h.
Na sexta-feira (14 de janeiro) haverá no Fiotão a Segunda Edição do ‘Sextou Vacina VG’, e funcionará das 8h às 22h.
No sábado (15 de janeiro), a vacinação ocorre no ponto fixo do Parque Berneck em sistema Drive Thru – das 8h às 16h.