O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá terá que fazer o descarte de mais de seis mil medicamentos vencidos, que foram comprados pela Prefeitura de Cuiabá, antes da intervenção, em quantidade muito superior a que realmente é utilizada nas unidades de saúde por mês, ou seja, sem qualquer avaliação do consumo mensal no município.
Entre os medicamentos a serem descartados, há itens que foram comprados pela Prefeitura de Cuiabá, mesmo já tendo grandes estoques no Centro de Distribuição.
É o caso do Etomidato 2mg/ml – Ampola 10ml, em que foram comprados, em novembro de 2022, um total de 3.825 itens. Porém, a cada três meses são utilizados apenas 436. Por conta da má programação de compra, será necessário fazer o descarte de 1.680 itens.
Outro medicamento, que será descartado por erro na programação de compra pela Prefeitura de Cuiabá, é o Aciclovir 50mg/g – 10mg creme, em que foram comprados 45 mil itens, em dezembro de 2021. No período de três meses são utilizados 17.086 itens, sendo necessário o descarte de 30 unidades.
A intervenção explicou que os itens que já estavam em estoque no Centro de Distribuição, e que foram de compras anteriores a essas, foram sendo distribuídos e doados, pois iriam vencer antes. No entanto, por conta da grande quantidade, não foi possível a distribuição de tudo em tempo hábil.
O descarte dos medicamentos será feito no final da próxima semana, com a presença dos órgãos controladores.