O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse que vai autorizar o aumento no valor da passagem de ônibus para R$ 4,95. “Venho segurando o reajuste há mais de 3 anos diante da forte pressão das empresas do transporte coletivo.As empresas alegam queda no número de usuários e pedem o reajuste de 20% sobre o valor que é cobrado atualmente, ou seja R$ 4,10 para 4,95. Além disso, os empresários apontam aumento com o gasto de combustível.
O aumento em questão já foi aprovado Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) no fim do ano passado. O valor apenas aguarda a definição do Executivo municipal para ser repassado à população, vistoque o prefeito já acenou para o aumento, sob alegação de não deixar as empresas falirem. O povo pode falir?.
Nesse contexto, Emanuel explicou que teme uma “quebradeira” das empresas e acrescentou que não sabe por quanto tempo conseguirá manter o valor atual da passagem.
Fazendo jogo dos empresários, que alegam que vão quebrar, Emanuel semdó do povo, acena para o aumento, sem discutir meio termo.
O povo não aguenta pagar quase 5 reais de passagem, quem ganha salário minimo, vai gastar cerca de 250/mês, sendo muito, para quem ganha pouco, é o que a maioria dos mato-grossenses trabalhadores que dependem do transporte coletivo ganham.