Surdo, caixa, tamborim, repique, pratos e metais apostos. No dia 25 de agosto, a cidade de Sorriso receberá na Praça das Fontes, a 5° Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras. Para os grupos musicais que pretendem competir, o regulamento está disponível no site da Prefeitura de Sorriso (veja todos os links de inscrição no serviço deste texto) e as inscrições seguem abertas até o próximo sábado, dia 03 de agosto.
A competição garantirá ranking para eventos nacionais promovidos pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras. Este ano, a Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras será limitada a no máximo 30 delegações, julgadas nos quesitos corpo musical, pista, regência, corpo coreográfico, capitão, pelotão cívico, balizas e balizadores. Cada delegação inscrita receberá alimentação e alojamento oferecidos pela Prefeitura Municipal de Sorriso. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 200, por grupo inscrito.
A equipe de júri do evento será composta por importantes nomes do cenário de bandas e fanfarras pelo Brasil: Silas Borges (Belém-PA); Leandro Simplício (Goiânia-GO); Washington de Oliveira (São Paulo – SP); Wilter Junior (Sorriso-MT); Gabriel Ferreira (São Paulo – SP); Dyego Moreira (Goiânia-GO); Wander Nogueira (Rio de Janeiro – RJ); Hudson Quirino (Aracaju – SE); Karla Gnoato (Sorriso – MT); Júlio Souza (Sorriso/MT).
Para Priscilla Henchen, diretora de eventos da Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso (ACBAFAS), “a realização desse evento é de extrema importância para o calendário local. A realização de projetos deste porte é extremamente relevante para que se incentive na população local, o gosto pela cultura. Também é de extrema importância para a formação individual social de cada jovem que venha a participar, além de promover intercâmbio cultural entre as corporações musicais”.
A Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras nasceu da iniciativa de músicos, maestros e dirigentes de projetos culturais que possuem o interesse comum de garantir a oferta de atividades relacionadas à música a jovens e adolescentes de toda a comunidade.
“É importante salientar que a realização de projetos de bandas e fanfarras, além de tirar jovens da ociosidade, das ruas e das drogas, oferece a oportunidade de profissionalização, tendo em vista que cada aluno pode se aperfeiçoar em vários tipos de instrumentos, tendo eles a oportunidade de emprego e geração de renda por meio da música e da cultura, levando assim, aos poucos, o aluno a inclusão social, exercendo a cidadania”, conclui Priscilla Henchen.
Organizada pela ACBAFAS e realizada pela Prefeitura Municipal de Sorriso, a Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.