Robson Henrique Luz, 32, foi assassinado no final da tarde de quarta-feira (21), em uma das ruas do bairro Vila Martins, em Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá). O suspeito do crime foi preso no hospital da cidade, baleado na mão e contou à Polícia Militar que foi vítima de um atentado. Mas, os policiais rastrearam o percurso feito por ele pelo localizador da tornozeleira eletrônica e descobriram que ele pode ser o autor do crime. Robson, ou Robinho, era membro de uma quadrilha desarticulada pela Polícia Civil em 2009.
A PM foi acionada por volta das 18h30, quando populares informaram que um homem estava baleado no local. Assim que foi constatado o fato, equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou a morte ainda na rua.
Esposa da vítima contou aos policias que ele estava na porta de casa quando o suspeito se aproximou, sacou uma arma, efetuou vários tiros e fugiu correndo. Cena do crime foi isolada para os trabalhos da Perícia Oficial e Polícia Civil.
Em levantamento, Robson, conhecido como Robinho, foi alvo da Operação Sem Trégua, da Polícia Civil, em 2009, quando tinha 19 anos. Ele era integrante de uma quadrilha e foi autuado por roubo, tráfico de drogas e latrocínio. Em um dos casos, ele foi preso pelo roubo de uma Hilux que seria trocada por 8 kg de cocaína na Bolívia.
No momento em que a PM fazia o isolamento da área, eles foram acionados pela equipe do Hospital Municipal, onde segundo as informações, um jovem tinha dado entrada com perfuração de arma de fogo no braço esquerdo.
Na unidade de saúde, o ferido, rapaz de 25 anos, contou aos policiais que estava indo para a casa do primo quando dois homens em uma motocicleta efetuaram alguns tiros em sua direção. Ele correu até a casa do primo, que o socorreu.
O rapaz faz uso de tornozeleira eletrônica e para checar a história, foi visualizado no sistema de monitoramento que, por volta das 18h28, ele desce uma das ruas próximas da casa onde o homicídio de Robson aconteceu.
Também é a rua indicada pelas testemunhas por onde o autor do crime correu – que fica a rua onde o primo dele mora. Além disso, durante a ocorrência, o Ciosp recebeu várias denúncias anônimas informando que o autor do crime seria R.A., que bate com as iniciais do suspeito.
Ele está com um ferimento de tiro no pulso esquerdo e uma perfuração na palma da mão. Os médicos acreditam que o tiro entrou pelo pulso e saiu pela palma da mão. Ele está internado em observação, mas será levado para a Delegacia assim que tiver alta. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil de Jaciara.