O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) fiscalizou, nesta quarta-feira (27), a vacinação contra a Covid-19 em Várzea Grande.
Auditores do órgão de controle externo estiveram na Secretaria Municipal de Saúde conversando com a equipe técnica da pasta e, logo depois, acompanharam a vacinação que estava ocorrendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Isabel.
Assim como fez em Cuiabá, o TCE-MT vai formalizar o pedido para que a Prefeitura de Várzea Grande encaminhe a lista nominal dos imunizados na primeira etapa da vacinação para fazer o cruzamento de dados com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O foco inicial é assegurar o cumprimento da vacinação dos grupos prioritários, para que não aconteçam os chamados ‘fura-filas’, como tem casos suspeitos em várias regiões do país. Também vai cobrar a transparência dos municípios, para que a lista de vacinados seja divulgada no portal das Prefeituras.
“Nossa equipe de auditores elaborou um plano de ação para fiscalizar o processo de vacinação da população de Mato Grosso. Esse trabalho de vistoria ´in loco´ já foi feito em Cuiabá, hoje em Várzea Grande e também será realizado em vários municípios do interior. Estamos acompanhando de perto para evitar que ‘fura-filas’ consigam ser imunizados antes dos grupos prioritários, que nessa primeira fase são os profissionais da área da saúde”, afirmou o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
O secretário de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente, Marcelo Tanaka, comentou que a vacinação em Várzea Grande está sendo itinerante, diferente da promovida em Cuiabá, onde a aplicação é centralizada na estrutura montada no Centro de Eventos do Pantanal.
“Várzea Grande está vacinando os profissionais de saúde de uma forma diferente. A equipe se desloca para as unidades para fazer a aplicação. De acordo com a Secretaria de Saúde, na semana passada, foi iniciada a imunização no Pronto Socorro de Várzea Grande, depois nas duas UPAs, Ipase e Cristo Rei. Já essa semana, a vacinação está acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde e unidades privadas”, contou.
Na vistoria em Várzea Grande, o secretário da Secex Saúde e Meio Ambiente esteve acompanhado dos supervisores de Controle Externo, Luiz Otávio Esteves e Felipe Favoreto. Segundo informações da Prefeitura de Várzea Grande, o município recebeu 1.953 doses da CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac.
“A Secretaria de Saúde informou que está fazendo o cruzamento dos dados. Eles possuem a lista dos servidores que atuam na linha de frente, a lista encaminhada pelas unidades e no caso das públicas, confrontam com o lotacionograma. Também explicaram que a vacinação não é apenas dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, mas também dos profissionais da limpeza, segurança e recepção que trabalham em unidades que atendem casos de Covid-19”, disse o secretário.
Para esta primeira fase de vacinação da Covid-19, Várzea Grande recebeu 3.900 doses da Coronavac, que estão sendo aplicadas no público prioritário elencado pelo Plano Nacional de Imunização. Várzea Grande adotou várias estratégias de controle na aplicação das vacinas, e está adotando total transparência a lista dos vacinados que constará no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e no portal da Prefeitura de Várzea Grande.
Esta é uma determinação do Prefeito kalil Baracat e do secretário de Assuntos Estratégicos e interino da Secretaria de Saúde, Gonçalo Barros, de cumprir a risca as regras determinadas pelo Ministério da Saúde no ato da vacinação, mantendo o cadastro de cada pessoa vacinada, local onde trabalha, no respeito, neste momento em vacinar as pessoas que trabalham na chamada linha de frente de atendimento aos pacientes por Covid-19.
“ Vamos encaminhar nossos dados com a lista dos vacinados, ao Ministério da Saúde, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Polícia Federal e Ministério Público. São os órgãos de controle que estão fiscalizando e auxiliando os municípios para a lisura deste trabalho de vacinação. O que queremos é respeitar as determinações e dar a transparência em nossos atos”, disse o secretário Gonçalo Barros.
O Secretário informou que recebeu uma equipe de auditores fiscais de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, representados pelos auditores públicos, Marcelo Tanaka, Luiz Otávio Esteves e Felipe Favoreto , que acompanharam de perto a vacinação em uma das unidades de saúde do município , e colocou a disposição para informações e esclarecimentos toda a equipe da Vigilância em Saúde , responsável pela vacinação.
“ Não só os órgãos de controle, mas toda a sociedade Várzea-grandense , querem saber como está ocorrendo o processo de vacinação, vez que as doses que chegam ao município são fracionadas e ainda são vacinados somente os grupos prioritários desta primeira fase da vacinação. A Vacina tão esperada chegou, porém a população será chamada para vacinar de acordo com estas fases . É um processo ainda lendo, que depende da chegada das vacinas para o Ministério da Saúde e distribuição para estados e depois municípios . Uma ação integrada dos entes federados.