A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, segundo o titular da Pasta, Gonçalo de Barros, aposta em adotar ações que incentivem a população a se imunizar, principalmente as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A variante da Covid-19 a Ômicron é uma realidade em nosso Estado e Município, uma variante altamente contagiosa.
Para tanto a Saúde, realiza o “XÔ CORONA – Com COVID não se brinca, vacine-se para brincar!” , neste fim de semana, sábado(19) e domingo(20), na Praça do Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão), ao lado do Parque Infantil, e contará com diversas atrações, brincadeiras, super-heróis para promover o entretenimento das crianças e incentivar os pais a levarem as crianças para vacinarem.
Como afirma Gonçalo de Barros, a vacina é prioridade e conscientizar mães, pais e demais responsáveis sobre a eficácia e a segurança das vacinas, temos que adotar estratégias para subsidiar tanto a parte criativa da campanha, como a parte estratégica, indicando potenciais públicos-alvo, temas, linguagem, entre outros mecanismos para atrair os públicos alvos. Isso permite a elaboração de uma campanha mais assertiva, focada em gerar mudanças de percepção e de comportamento.
“Esta ação de vacinar crianças, onde usaremos formas lúdicas para atrair as crianças, esperamos vacinar entre sábado e domingo mais de três mil crianças. Também sensibilizamos os pais sobre os direitos das crianças. O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma Lei Federal e em seu artigo 14, § 1º, prevê claramente que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”” , informou o secretário, afirmando, que “Não obrigamos ninguém a vacinar, mas usamos todos os mecanismos de sensibilização e informação, para afirmar que a vacina já é cientificamente comprovada que protege a vida de todos de uma forma em geral.A luta da Saúde Pública é vacinar 100% da sua população contra esta pandemia que mata”, afiançou ele.
Ele lembra ainda que, embora existam posições individuais de pessoas contra a vacina em crianças, a posição oficial da ciência brasileira é aquela manifestada pelos órgãos que representam os médicos, a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, de que as vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é segura, evita manifestações graves e também evita mortes.
“Temos que vacinar todas as nossas crianças e adultos, é a nossa meta da Saúde Pública de Várzea Grande. Faço aqui meu apelo, para que os pais, levem seus filhos no sábado (19), onde as equipes estarão disponíveis vacinando das 8h às 16 horas no Fiotão, na parte externa do Parque Infantil, e no domingo (20), das 8h às 13h.E no Parque Berneck, nossas equipes estarão vacinando adultos, no sábado(19), com a primeira, segunda e dose de reforço. É só levar a carteira de vacinação, não precisando mais se cadastrar. Esta orientação é para as pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço e a segunda dose. Para aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose, é só comparecer no Parque Berneck, levar um documento com foto, que o cadastro será feito no local e dada a vacina. No Parque Berneck, a ação acontece das 8h às 16h”, finalizou o secretário.
Vacinação nos dias 19 e 20:
Para Crianças de 5 a 11 anos: Vacinação no dia 19 ( Sábado)
Local: Ginásio Poliesportivo Fiotão – Parque Infantil
Horas: 8h às 16h
Para Adultos: Vacinação no dia 19 (Sábado)
Local: Parque Berneck
Horas: 8h às 16h
Para Crianças de 5 a 11 anos: Vacinação no dia 20 ( Domingo)
Local: Ginásio Poliesportivo Fiotão – Parque Infantil
Horas: 8h às 13h