Gonçalo rebate secretária de Saúde de Cuiabá e diz” Em VG não falta médico e nem medicamento, diferente de Cuiabá né”

0

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, por questão de regulação de uma paciente, virou alvo nervoso da secretária municipal de Saúde de Cuiabá,Suelen Danielen Alliend.

Cuiabá na Rede SUS do Estado é referência para a Alta Complexidade, explica Gonçalo de Barros, e com as vagas preenchidas nos leitos de UTis de Várzea Grande, foi pedido ao Hospital Municipal de Cuiabá, vaga de UTI a uma paciente, com infarto e que foi a óbito.

” Primeiramente lamentamos o falecimento da paciente. Uma fatalidade. A paciente foi vítima de um infarto, e teve na nossa unidade todos os cuidados necessários, com especialistas. Diferente a Cuiabá, que não recebe pacientes, por falta de médicos, especialistas e medicamentos. Nossa Unidade de Saúde, é porta aberta , e recebe pacientes que veem de ambulância de toda a baixada cuiabana, incluindo Cuiabá, onde o Pronto Socorro de lá e porta fechada e recusa pacientes”, Desabafou Gonçalo de Barros.

“Existe uma lotação hoje no nosso Pronto Socorro. A unidade hospitalar está sempre com as portas abertas e não se nega a atender ninguém. Não há falta de médicos e nem de medicamentos, como foi noticiado, para causar pânico na população e  é crime expor a população à falta de atendimento médico, e que o PSVG está fazendo o possível para atender a todos. Outro fake news criado , foi denuncia falsa de que  pacientes estão sendo intubados em enfermarias e box de emergência.Um absurdo. Trabalhamos dentro de diretrizes do SUS.Temos leitos de UTis hoje todos ocupados, sala de emergência com leitos de estabilização”, disse ele.

Gonçalo de Barros afirmou ainda, que o Governo do Estado, dará apoia à Várzea Grande, e  disponibilizará alguns leitos no Hospital Metropolitano. “Nós não temos mais onde receber pacientes. O SUS é uma engrenagem, quando quebra, no caso de Cuiabá, quem sofre é toda a população de Mato Grosso. Porque nós municípios pactuamos serviços com Cuiabá, e pagamos por isso, do nosso teto MAC,- Média e Alta Complexidade-.Cuiabá está recebendo dos municípios que pactuaram serviços, e agora, onde está sendo empregado este dinheiro. O que não pode é despejar pacientes em Várzea Grande, e deixar de atender a população. O dinheiro ta entrando, lá para Cuiabá. Será falta de Gestão? Ou falta de conhecimento do Gestor do SUS de Cuiabá de como funciona a Rede SUS Nacional?”, questionou o secretário.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here