O governador Mauro Mendes recebeu o embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, e apresentou o grande potencial para novos investimentos em Mato Grosso. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (07.08), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O governador agradeceu a visita do embaixador e destacou a importante parceria comercial entre os países.
“O Irã representa a boa relação que Mato Grosso tem com todos os países que mantêm relações comerciais. Temos potenciais áreas de investimentos em Mato Grosso, como a instalação de novas empresas e indústrias interessadas em investir, contribuindo na geração de empregos, movimentando a economia e potencializando o desenvolvimento”, afirmou.
Mauro Mendes também ressaltou a grande capacidade de produção do estado e ampliação do mercado de importação e exportação.
“O agronegócio em Mato Grosso se expande continuamente, e o comércio de fertilizantes do Irã é um setor de bastante interesse para a produção no nosso estado. Temos a projeção de aumentar nosso consumo nos próximos anos e, com isso, a possibilidade de firmar novas parcerias que vão muito além de uma simples cooperação de compra e venda, consolidando um negócio que caminha na mesma direção”, afirmou.
A relação entre Mato Grosso e o Irã tem se desenvolvido significativamente nos últimos anos, tendo o Estado exportado, principalmente, soja, milho e resíduos sólidos originados da extração do óleo de soja.
O embaixador Abdollah Nekounam Ghadiri agradeceu a receptividade do governador e se colocou à disposição para cooperar na intermediação de novas parcerias.
“Em 2023 completamos 120 anos das relações bilaterais entre o Brasil e o Irã, e essas relações são valiosas por conta de toda essa história. Com isso, podemos colocar toda nossa energia para a expansão dessas relações”, pontuou.
O embaixador manifestou interesse em promover um encontro entre empresários e potenciais investidores do Irã com o governador, no intuito de firmar novas parcerias.
Participaram do encontro o vice-embaixador do Irã no Brasil, Amin Esmaeilpour Heravan; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda; a coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto e a assessora da Unidade de Assuntos Internacionais, Karina Colet.