O governador Mauro Mendes afirmou que os óculos inteligentes com dispositivo de leitura, entregues pelo Estado nesta quarta-feira (06.04), vão dar uma “condição de vida muito melhor” a 150 estudantes e professores cegos da rede estadual, beneficiados com a ação.
A entrega simbólica ocorreu no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e vai beneficiar 14 municípios.
Durante o evento, o equipamento foi testado e um dos estudantes com deficiência visual conseguiu, por meio dos óculos, ler uma manchete de revista, identificar uma cédula de dinheiro e reconhecer a cor de uma carteira.
“Confesso que me emocionei muito vendo os alunos, crianças, mães, pais, que representam essas pessoas. São mato-grossenses que, através dessa tecnologia, vão ter uma condição de vida muito melhor. É algo extraordinário para os alunos”, destacou o governador.
O dispositivo adquirido pelo Governo de Mato Grosso se chama OrCam MyEye, e possibilita identificar produtos por meio de códigos de barras, reconhecer cores com um simples toque e, por ser dotado de leds, opera também no escuro.
Os óculos contam com reconhecimento automático de notas de dinheiro, informa a hora e a data ao girar o punho como se estivesse com um relógio; tem câmera intuitiva acoplada à armação, que fotografa, escaneia e transforma textos em português, inglês e espanhol de qualquer superfície em áudio instantaneamente.
O aparelho possui controle de velocidade, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permite escolher entre voz masculina e feminina, pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso em modo off-line, sem a necessidade de internet.
“Vamos trabalhar para que essa tecnologia traga mais alegria e oportunidade para todas essas pessoas. Precisamos ajudar aqueles que mais precisam do amparo do Estado, com justiça e igualdade. E vamos agora estudar uma forma de também poder levar esse benefício para as redes municipais de ensino”, adiantou Mauro Mendes.