O governador Mauro Mendes participou da inauguração da UPA Farid Seror, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, na manhã desta terça-feira (14), e destacou a importância de se trabalhar com planejamento, para que as ações saiam do papel e se tornem realidade.
“Fico muito feliz quando vejo ousadia, determinação, planejamento, garra e empreendedorismo público que é capitaneado em Várzea Grande. Enquanto alguns ficam reclamando, só pedindo, eu vejo alguns prefeitos arregaçando as mangas, trabalhando e aplicando corretamente o dinheiro e aí as coisas acontecem como está acontecendo aqui hoje”, ressaltou.
O governador também destacou que a “obra vai contribuir muito com a saúde pública de Várzea Grande e que a partir do momento que você inaugura uma unidade, você melhora o atendimento para aquela comunidade e alivia outras unidades que estava sendo utilizadas para esse atendimento”.
Na unidade, conforme o governador destacou, o financiamento da saúde, ou seja, o custo para a manutenção ficará dividido da seguinte forma: 50% de responsabilidade do governo federal, 25% do governo estadual e 25% para a prefeitura municipal.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que também compareceu à solenidade, ressaltou que a prefeitura de Várzea Grande está na contramão de um movimento que vem acontecendo na saúde pública: o de utilizar prédios destinados para unidades de saúde, para outros fins.
“Essa atitude é uma exceção, a maioria das construções previstas para funcionar uma UPA estão sendo direcionadas a outras atividades que não uma unidade de pronto-atendimento. São poucos os prefeitos que estão finalizando as obras de UPAs e colocando para funcionar como unidade de pronto-atendimento”, afirmou.
Atendimento para 100 mil habitantes
A prefeita Lucimar Campos ressaltou a importância da UPA para atender a região, que conta com 70 bairros e 100 mil habitantes. “A inauguração da UPA significa oferecer dignidade à nossa população”, disse, acrescentando que essa é a segunda UPA que a prefeitura entrega nessa gestão.
Já o senador Jayme Campos destacou a importância de se realizar planejamento no setor público, para que as obras saiam do papel e se tornem realidade. “Nós montamos uma política de saúde e uma política de educação, quando ainda eu era secretário em Várzea Grande. Tudo foi planejado e o resultado é o que está acontecendo agora”.
Jayme ainda falou sobre o repasse dos recursos para a saúde que são responsabilidade do Estado e que estão em dia. “Hoje é dia 14 e o Estado já pagou o repasse da saúde. Agora ninguém pode reclamar da gestão Mauro Mendes. E sabemos das suas dificuldades”, disse.