A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (22) a “Operação Real Fake” visando combater a oferta e a comercialização de moeda falsa feita através de redes sociais e aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. As cédulas falsas são oferecidas pelos investigados como sendo de ótima qualidade e são encaminhadas aos compradores pelos Correios.
Policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Federal em Cuiabá para coletar provas nos endereços de pessoas que compraram as cédulas falsas bem como na residência de um dos suspeitos de revendê-las.
Durante cumprimento de um dos mandados, policiais localizaram documentos qeu suspeitam também ser falsos. Isso porque, apesar de nomes e imagens diferentes, as digitais são iguais e as letras parecidas.
A investigação ocorre desde o início do ano e conta com o apoio de experts na análise dos conteúdos de objetos postais por meio das imagens do “raio-x” dos Correios de Mato Grosso.
Em junho, um homem foi preso em flagrante em São Paulo quando estava prestes a enviar pelos Correios diversos objetos postais contendo cédulas falsas. Foi constatado que o preso tinha diversos antecedentes criminais entre elas o envolvimento em explosão de caixas eletrônicos e formação de quadrilha.
A próxima etapa da operação será a análise dos materiais apreendidos visando a identificação não apenas de outros compradores e fornecedores como também dos falsificadores das cédulas monetárias.