O incêndio no Parque do Cristalino II, que começou no sábado (13), em Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá, pode ter sido causado por uma aeronave que pousou no local, segundo o delegado de Guarantã do Norte (MT) responsável pelas investigações Lucas Lélis. O fogo continua e já dura cerca de cinco dias.
Conforme o delegado, uma equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) recebeu um alerta de desmatamento na área. Com isso, as equipes foram até o local.
A Rede Nacional Pró Unidades de Conservação (Rede Pró UC) estimou que o fogo já destruiu mais de 800 hectares da área de preservação. A área atingida é o equivalente a 97 campos de futebol.
Segundo a diretora executiva da organização, Angela Kuczach, a área já estava sendo desmatada desde maio deste ano.
“Os dados mostram que essa área foi desmatada entre maio e junho e esse fogo surgiu nos últimos dias nessa mesma área, o que é um processo de consolidação da invasão e destruição da floresta amazônica. Primeiro são retiradas as árvores maiores e que tenham algum interesse comercial, em seguida retira o que resta e joga fogo em cima para depois colocar o pasto”, disse.
Corpo de Bombeiros foi acionado no domingo (14) para combater o fogo. Conforme a Rede Nacional Pró-unidades de Conservação, com as imagens de drone feitas para avaliar o incêndio, foi possível identificar 73 hectares de desmatamento dentro da área de preservação.