Da Redação
A setorização no tratamento de água tratada advinda com a implementação de Estação de Tratamento de Água (ETAs) nos principais bairros do município de Várzea Grande poderá ser a esperada resolução da crise hídrica pela qual passa hoje a cidade que antigamento chegou a ser denominada de ‘Cidade Industrial’.
O município de Várzea Grande, nas últimas décadas, obteve um crescimento populacional desordenado e essa expansão da cidade, gerou hoje a pior crise hídrica vivenciada pela população em 100 anos de sua história.
Para romper com essa crise, o Governo Mauro Mendes (DEM), e o 1º Secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual, Eduardo Botelho (DEM), juntamente com o prefeito Kalil Baracat (MDB), e a Secretaria de Assuntos Estratégicos, pasta comandada pelo secretário de Saúde e que também cuida do DAE, Gonçalo de Barros, lançam até o dia 25 deste mês – quando entra em funcionamento a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Cristo Rei, investimentos da ordem de 100 milhões de reais e outros 30 milhões de recursos próprios da Prefeitura que resultarão na distribuição de 320 mil litros de água por segundo, ou seja, água capitada que atenderá 40 por cento de parte da população do município.
O secretário Gonçalo de Barros, além de agradecer a parceria com o Governo do Estado e intermediada pelo deputado Eduardo Botelho, avisa que outros 25 milhões de reais serão investidos no próximo ano, juntamente com outros recursos municipais, como contrapartida, favorecendo a região do bairro Chapéu do Sol, assim levando água tratada para outros bairros da cidade de Várzea Grande, neste momento de crise.
“Esses recursos já estão sendo aplicados na construção da ETA do bairro Chapéu do Sol, e os bairros que se estendem ao longo da Rodovia Imigrantes serão abastecidos pela estação do bairro Chapeu do Sol, assim, com recursos e planejamento, vamos resolver a falta de água no município a curto e médio prazo. Afinal, a crise da falta de água tratada, advém, também, de outras administrações da cidade,” frisou Gonçalo.
PACIÊNCIA
Mesmo salientando que ainda neste mês de outubro (dia 25) a ETA do bairro Cristo Rei já entra em funcionamento, reduzindo a falta de água em diversos bairros da cidade, o secretário Gonçalo de Barros argumenta que a administração municipal não tem que pedir mais paciência à população, como forma de atenuar com a raiva de setores da população que invadiram regiões de captação de água em, protesto, devido a falta do produto.
“Temos sim que esperar que o Poder Público mostre eficiência e solucione a questão da falta d’água no município. E como já revelei, a setorização da cidade e o aporte de recursos do Governo do Estado e do município, serão os tratamentos mais eficazes para a resolução definitiva da crise hídrica que hora passamos, finalizou Barros, enfatizando que a administração pública não tem que pedir paciência à população, mas sim, debandar com a questão da falta d’água na cidade e no município de Várzea Grande.”
Deputado Botelho capitaneou recursos junto ao Governo Mauro Mendes para zerar a crise de abastecimento de água na cidade de Várzea Grande.