Ipem MT intensifica fiscalização contra fios e cabos fora das normas do Inmetro

Fios e cabos devem ter quantidade de cobre ideal, caso contrário, haverá perdas com o gasto excessivo de eletricidade e acidentes mais graves

0

Os fios e cabos que são utilizados nas instalações elétricas devem estar de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Para verificar a qualidade de fios e cabos que estão disponíveis no mercado de Cuiabá e Várzea Grande, as equipes do  Instituto de Pesos e Medidas de Mato Groso (Ipem MT), da Delegacia do Consumidor e do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos de São Paulo (Sindicel) iniciaram nesta terça-feira (14.01) a Operação “Tá fora, tá fora”.

“O fio tem cobre e quanto mais grosso tem mais facilidade de transportar energia. É importante que este fio tenha a quantidade de cobre ideal porque, caso contrário, levará menos energia e haverá perdas com o gasto excessivo de eletricidade e acidentes mais graves”, explica Bento Bezerra, presidente do Ipem MT, ligado ao Inmetro.

Sedec MT

“O nome da operação significa que se está fora da norma está fora da prateleira. Hoje selecionamos nas lojas de materiais elétricos as marcas de fios e as bitolas e fazemos o ensaio de resistência elétrica no local. Caso haja irregularidade, já fazemos a apreensão”, completa o presidente.

O Sindicel também entregou em doação ao secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, um microhmímetro digital, que é o aparelho que faz a medição nos ensaios do Ipem MT.

“O govenador Mauro Mendes orienta que os órgãos e autarquias deste governo devem ser céleres e ativos. O Ipem MT tem mostrado à sociedade mato-grossense o trabalho sério e técnico que vem realizando, prezando sempre pela qualidade e segurança dos produtos que estão disponíveis no mercado”, afirma Miranda.

Sedec MT

Treinamento

Na segunda-feira (13.01), foi realizado um treinamento ministrado pela Qualifio, a Associação Brasileira pela Qualidade de Fios e Cabos Elétricos. Na ocasião, representantes do Ipem MT, Procon, Sindicel, Delegacia do Consumidor e Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Mato Grosso Mato-grossense receberam informações sobre ensaios de resistência elétrica e fiscalização.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here