“Vale mais a realidade, sentida nas ruas , do que críticas infundadas, nesta época eleitoral”, diz Kalil Baracat com exclusividade ao Correio Metropolitano, que com seu jeito de administrar, vem galgando grandes conquistas e modificando a cidade, e o modo de administrar Várzea Grande, com feitos em todas as áreas. Desabafando sobre as críticas que considerara em sua maioria infundadas, kalil pontua feitos importantes de sua gestão.
“O ponto principal, desde que assumi a prefeitura, foi resolver em parte a distribuição de água à população com planos e projetos. Já o segundo ponto foi informatizar todas as áreas da gestão, principalmente no que diz respeito a facilitar a vida dos cidadãos na desburocratização da gestão fazendária. Na saúde passamos pela pandemia, e agora estamos reestruturando toda a nossa Rede de Serviços do SUS, e construindo mais leitos de UTIs. O que impacta o nosso Hospital e Pronto Socorro, são os muitos acidentes automobilísticos, e o não funcionamento de forma correta, da distribuição de pacientes da Alta Complexidade dentro da Rede de Serviços do SUS, o que impacta Várzea Grande. Na Educação vamos chegar à excelência. E com previsão de investimentos da ordem de R$ 250 milhões até o final do meu mandato, na área da educação, vamos ampliar em 20% a oferta de vagas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além de deixar toda a Rede Pública Municipal 100% ampliada, recuperada. Atualmente Várzea Grande atende a 30 mil alunos”, explicou Kalil Baracat, anunciando que estas foram as prioridades principais de sua gestão, sem deixar para trás, Meio Ambiente, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e todas as Pastas contaram com investimentos.
“Várzea Grande está em obras, temos hoje mais de R $400 milhões em investimentos em infraestrutura da cidade. São obras de melhoria e expansão do abastecimento de água, iluminação, saúde, educação, recuperação asfáltica e novas pavimentações. Elas vêm acompanhadas por redes de distribuição de água, valorização da cidade e dos imóveis”, declarou Kalil Baracat, fora o montante de recursos que Várzea Grande possui em investimentos que geram empregos e renda, e, melhoram a vida da família várzea-grandense. “São recursos Federais, Estaduais e Municipais, fruto de parcerias e bom relacionamento político com a Câmara Municipal, senadores, deputados federais, deputados estaduais e com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, a quem agradecemos as parcerias”.
“Os R$ 400 milhões em infraestrutura urbana, já estão sendo gastos com obras já em execução, cujas as intervenções vão desde a recuperação asfáltica e novas pavimentações, passando pela construção de redes de distribuição de água, melhoria e expansão do abastecimento de água, além de iluminação pública”, pontuou.
Na área da Gestão Fazendária os contribuintes de Várzea Grande podem fazer emissão e pagamento de guias de forma totalmente on-line, pelo portal da Prefeitura, evitando gastos com deslocamento e as indesejadas filas e melhorar o atendimento.
“Criamos um ambiente atrativo aos contribuintes. Não focamos apenas em condições diferenciadas de quitação ou de regularização, mas primamos por colocar à disposição a tecnologia para reduzir o tempo de atendimento, solucionar problemas de forma totalmente remota, ágil e segura”, disse o prefeito. Elencando também que o contribuinte pode pagar seus tributos no cartão de crédito.
“Gosto de planejar, executar e não ficar por aí cantando de galo. As críticas só vêm quando há interesse daquele que está criticando. Muitas são construtivas, mas a maioria, tem dedo de alguém que quer ganhar algo na marra. Minha Gestão se prima pela qualidade do Planejamento Estratégico, e seguimos as Normas do tribunal de Contas, do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e do que foi planejado ano a ano no PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual). Com isso temos conquistado uma Gestão enxuta, com capacidade financeira para investimentos, e arrumamos a casa, dentro das normas e diretrizes, fora que construímos uma relação boa com o Governo Estadual, que com suas parcerias conquistamos uma Várzea Grande com mais desenvolvimento socioeconômico”, disse o Prefeito.
Outro ponto e que ninguém toca, e que é necessário para a evolução da cidade, e que construímos, foi o nosso Plano Diretor, onde instituímos e legalizamos com a ajuda da Câmara Municipal, 7 Leis urbanísticas, além de instituir regras para a Planta de Uso e Ocupação do Solo.
“Esse novo documento apresenta diretrizes para o crescimento do município para os próximos 10 anos. Todas as legislações que foram revisadas estabelecem diretrizes para o crescimento do município para os próximos anos; normas para promover o bem estar e melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Várzea Grande; preservação do patrimônio paisagístico, urbanístico, arquitetônico, artístico e cultural da cidade; normas e condições para execução de toda e qualquer construção, modificação ou demolição de edificações, públicas ou privadas. Em resumo é o crescimento ordenado de Várzea Grande.
A questão da água as críticas são bem vindas, mas muitas de cunho político, e de quem não ganhou eleição. Deixando de lado as críticas Kalil Baracat disse que entregou a Eta do Cristo Rei, e já vai iniciar obras , após as licitações terminarem ,da região do bairro 7 de Maio, com capacidade de produção de 125 litros de água por segundo e 10,8 milhões de litros de água por dia e a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol. Terá capacidade de tratar 250 litros de água por segundo e 21,6 milhões de litros de água por dia.
Como explica Kalil Baracat a ETA Barra do Pari será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas. Depois de pronta, atenderá 140 mil pessoas.
“A ETA Barra do Pari incrementará o que chamamos de Sistema 2, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Matheus e São Simão”
Já a ETA que será construída no bairro 7 de Maio terá capacidade para atender ao menos 70 mil pessoas. “Esta ETA incrementará o Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde, Capão do Pequi”, pontuou o prefeito.
Finalizando, o prefeito disse que as duas novas estações, somadas à ETA do Cristo Rei inaugurada em dezembro de 2021, produzirão juntas 60 milhões de litros de água por dia ou 1 bilhão e 800 milhões de litros por mês. Água suficiente para atender cada um dos moradores de Várzea Grande com mais de 120 litros por dia, volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atender as pessoas com água de qualidade.
“Sobre as duas novas ETAs, uma será construída com recursos próprios, por meio de financiamento da Caixa Econômica, e outra com recursos do Governo do Estado na ordem de R $26 milhões e contrapartida do Município. A distribuição adequada de água a nossa população é e continuará sendo a prioridade número 1 da minha gestão, o que acontece é que poucos investimentos foram feitos no DAE de Várzea Grande. Eu tenho o Planejamento feito e que está sendo executado ano a ano da minha gestão, vou finalizar meu mandato, com o DAE redondo, com capacidade de distribuição de água para todos os várzea-grandenses”, finalizou Kalil.