Criado nos anos 90, o 4º Batalhão de Polícia Militar de Várzea Grande comemorou o 31º aniversário na sexta-feira (29.01) no auditório do Senai, no Cristo Rei. Na ocasião, a PM homenageou autoridades (militares e civis) e membros da sociedade civil com a entrega da Medalha Mérito 4º Bravo.
A solenidade, dividida em dois períodos do dia (manhã e tarde), contou com público restrito, atendendo às medidas sanitárias devido à pandemia. Policiais do 4º Batalhão foram homenageados e reconhecidos por atuarem em ocorrências de maior relevância e se dedicarem voluntariamente às ações e projetos sociais desenvolvidos pela unidade em VG.
O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, conta que a homenagem é uma forma de agradecimento pelos anos de parceria e pelos investimentos destinados à corporação.
O Comando Geral da PM homenageou autoridades, como o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante; a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas; o senador Jayme Campos; o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, a suplente do Senado, Margareth Buzetti; e os deputados estaduais Max Russi e Elizeu Nascimento.
Mauro Carvalho lembra que antes de se tornar Batalhão, a unidade da PM era uma Companhia de Radiopatrulha e que devido a relevância e dimensão de Várzea Grande, o governo está sempre investindo na Polícia Militar.
“A Polícia Militar está ainda mais presente garantindo a segurança de todos. Nestes últimos 10 anos, ainda não havia tido investimentos tão relevantes na segurança pública e, agora na gestão do governador Mauro Mendes, temos o programa Mais MT, que vai modernizar ainda mais as forças policiais”, destaca o secretário.
Outro homenageado na solenidade, Bustamante pontua que o 4º Batalhão é uma das unidades que mais colaborou com a redução da criminalidade. “O 4º BPM teve uma das maiores reduções de crimes de homícidios”.
Comandando uma tropa de 180 policiais, o tenente-coronel Januário Antônio Edwiges conta que a entrega da honraria aos militares é uma forma de reconhecer a total dedicação da equipe que atua em toda região da cidade industrial e que ainda se dedica às ações solidárias e projetos sociais como ‘Natal Feliz’ e ‘4º Bravo Lutas’, que por meio da prática esportiva atende 160 crianças e adolescentes do município.